UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS, SOLAR E EÓLICO, NO BOMBEAMENTO DE ÁGUA PARA USO NA IRRIGAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2010.1681Palavras-chave:
sistema de bombeamento, energia solar, energia eólicaResumo
No presente trabalho, foi realizado uma pesquisa aplicada em duas estações, a primeira localizada na localidade de Canabarro e a segunda no Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria na cidade de Santa Maria , RS, com equipamentos eólicos e fotovoltaicos para bombeamento de água . Para serem utilizados para irrigação em frutíferas, em sistemas de irrigação localizada de baixa pressão. O trabalho de pesquisa realizou-se de setembro de 2007 a agosto de 2009. Quando chegamos a resultados que demonstram a viabilidade de equipamentos eólicos e solares fotovoltaicos para utilização na irrigação complementar nas culturas de goiabeira, figueira e videira. No setor de fruticultura, onde estão instalados um cata-vento de múltiplas pás, um cata-vento Savonius com respectivas bombas e um conjunto de bomba e placa fotovoltaica para bombeamento de água. Com o sistema fotovoltaico , o volume bombeado foi de aproximadamente 5000 m3/há e com o sistema eólico o volume bombeado foi de aproximadamente 6 m3/ha .Os conjuntos eólicos demonstraram baixa eficiência, se comparados com os sistemas fotovoltaicos, os quais se mostraram mais eficientes.
Downloads
Referências
FARRET, F. A. Aproveitamento de pequenas fontes de energia elétrica, Santa Maria: Ed. da UFSM, 1999.
FRONZA, D; SCHONS, R. Fundamentos de Irrigação e Drenagem. Santa Maria: Apostila Didática. Colégio Politécnico da UFSM, 2008.
_________. CARLESSO, Reimar ; BRACKMAN, Auri ; POERSKE, Paulo R .Efeito da Fertirrigação na goiabeira Paluma. IN: Congresso Nacional de Fruticultura, 2008.
________. Produção de Figo de Mesa Roxo de Valinhos sob Fertirrigação. IN: XX Congresso Brasileiro de Fruticultura, 2008.
KRAUTER, Stefan. Usos da energia eólica. Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2005.
WHO – The World Health Organization. The right to water. Geneva: World Health Organization [Health and human rights publication series – 3.], 2003.