PRODUÇÃO DE CÉLULAS SOLARES DE CdS/CdTe EM UM SISTEMA DE SUBLIMAÇÃO EM ESPAÇO REDUZIDO EM LINHA

Autores

  • W. A. Pinheiro Instituto Militar de Engenharia
  • L. R. Cruz Instituto Militar de Engenharia
  • C. L. Ferreira Instituto Militar de Engenharia

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2010.1684

Palavras-chave:

CdS/CdTe, células solares de filmes finos, sublimação em espaço reduzido

Resumo

As células solares de CdS/CdTe constituem uma importante fração das vendas de fotovoltaicos atualmente. A otimização desses dispositivos, em termos de eficiência e método de fabricação, com o objetivo de reduzir os custos, está sendo investigada em vários centros de pesquisa, em razão da demanda, nos últimos anos, de uma fonte de energia limpa e confiável. Células solares de CdS/CdTe têm sido produzidas no Laboratório de Filmes Finos do IME (LFF- IME) por sublimação em espaço reduzido, sendo que as deposições das camadas de CdS e CdTe e o tratamento de recozimento com CdCl2 são realizados em um sistema em linha, sem quebra de vácuo. Neste sistema, os substratos foram posicionados na região de deposição somente depois que os blocos de grafite da fonte e do substrato já estavam aquecidos, o que resultou em uma alta taxa inicial de nucleação e, consequentemente, na formação de filmes densos e contínuos, adequados para a produção de células de alta eficiência. O efeito do oxigênio mostrou-se também benéfico tanto para a produção de filmes mais compactos como para a produção de células com tensão de circuito aberto maior que 700 mV, na configuração vidro/ITO/CdS/CdTe/C:CuTe/Ag. A eficiência máxima obtida até o momento foi 7,1% para uma célula solar com área de 1 cm2. Para se entender melhor os fatores que têm limitado a eficiência dos dispositivos, foram produzidas amostras de vidro/ITO/CdS e vidro/ITO/CdS/CdTe, sem tratamento com CdCl2, sendo que as demais etapas para completamento das células foram realizadas no National Renewable Energy Laboratory (NREL). Os valores de eficiência resultantes foram, respectivamente, 8,8% e 9,9%, permitindo que algumas análises sejam feitas, com vistas a produzir células mais eficientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

W. A. Pinheiro, Instituto Militar de Engenharia

Instituto Militar de Engenharia, Laboratório de Filmes Finos, Departamento de Engenharia Mecânica e de Materiais

L. R. Cruz, Instituto Militar de Engenharia

Instituto Militar de Engenharia, Laboratório de Filmes Finos, Departamento de Engenharia Mecânica e de Materiais

C. L. Ferreira, Instituto Militar de Engenharia

Instituto Militar de Engenharia, Laboratório de Filmes Finos, Departamento de Engenharia Mecânica e de Materiais

Referências

Compaan, A. D., Gupta, A., Lee, S., Wang, S. Drayton, J., 2004. High efficiency, magnetron sputtered CdS/CdTe solar cells, Solar Energy, vol. 77, pp. 815-822.

Dhere, N. G., Dhere, R. G., 2005. Thin-film photovoltaics, Journal of Vacuum Science Technology, vol. 23, n. 4, pp. 1208-1214.

Ferekides, C. S., Marinskiy, D., Viswanathan, V., Tetali, B., Palekis, V., Selvaraj, P., Morel, D. L, 2000. High efficiency CSS CdTe solar cells, Thin Solid Films, vol. 361-362, pp. 520-526.

Fernandes, J. A. S., 2009. Análise Comparativa dos Processos CBD e CSS de Crescimento de Filmes Finos de CdS para Fabricação de Células Solares de CdS/CdTe, Tese de Doutorado, CM, Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro.

Jäger-Waldau, A., 2009. PV Status Report. Research, Solar Cell Production and Market Implementation of Photovoltaics, Joint Research Center. Disponível: www.jrc.ec.europa.eu [capturado em 20 dez 2009].

First Solar, 2010. Disponível: www.firstsolar.com [capturado em 20 fev 2010].

Legnani, C., 2002. Propriedades de filmes finos de óxido de índio-estanho produzidos por pulverização catódica com radiofreqüência assistida por um campo magnético constante. Dissertação de Mestrado, CM, Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro.

Pinheiro, W. A., 2004. Produção e Caracterização de Filmes Finos de CdTe Por Sublimação em Espaço Reduzido. Dissertação de Mestrado, CM, Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro.

Pinheiro, W. A., Mattoso, I. G., Cruz, L. R., Ferreira, C. L., 2005. Construção de Um Sistema de Sublimação em Espaço Reduzido, Revista Brasileira de Aplicações de Vácuo, vol. 24, n. 1, pp. 62-66.

Pinheiro, W. A., 2010. Construção de um Sistema CSS para Deposição de Células Solares de CdS/CdTe sem Quebra de Vácuo, Tese de Doutorado, CM, Instituto Militar de Engenharia, Rio de Janeiro.

Rose, D. H., Hasoon, F. S., Albin, D. S., Ribelin, R. M., Li, X. S., Mahathongdy, Y., Gessert, T. A.., Sheldon, P., 1999. Fabrication procedures and process sensitivities for CdS/CdTe solar cells. Progress in Photovoltaics, Research and Applications, vol.7, pp.331-340.

Ullal, 2009 Ullal, H. S., 2009. Thin Film Solar Electric Technologies: An Update, Solar Power International, Anaheim, CA. Disponível: av.conferencearchives.com/pdfs/091001/36.1214.pdf [capturado em 20 dez 2009].

Wu, X., 2004. High-efficiency polycrystalline CdTe thin-film solar cells, Solar Energy, vol. 77, pp.803-814.

Downloads

Publicado

2010-10-21

Edição

Seção

Anais