AMBIENTE COMPUTACIONAL PARA CARACTERIZAÇÃO DE POTENCIALIDADE EÓLICA COM BASE EM DADOS OBTIDOS A PARTIR DE ESTAÇÕES ANEMOMÉTRICAS
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2010.1686Palavras-chave:
Energia Eólica, Potencialidade Eólica, Estações Anemométricas, Fator de CapacidadeResumo
O presente trabalho trata do desenvolvimento de um ambiente computacional utilizado como ferramenta de auxílio no tratamento de dados de recurso eólico obtidos a partir de estações anemométricas. O programa, desenvolvido em ambiente MATLAB TM , interpreta dados de diferentes registradores (“ data loggers”) disponíveis comercialmente e disponibiliza como resultados dados de interesse para análise de potencial eólico, tais como velocidades médias, histogramas de frequência de velocidades, distribuições de Weibull, densidade de potência e distribuição de direção do vento (rosa-dos-ventos) a diferentes alturas, além de médias de temperatura ambiente, pressão atmosférica e umidade do ar. Também é disponibilizado no programa um módulo de estimativa de fator de capacidade e energia gerada considerando a instalação de um aerogerador na mesma posição da estação anemométrica. O programa apresenta alguns modelos de aerogeradores cadastrados, e permite ao usuário a inserção de outros modelos. Os principais atrativos do programa são: a facilidade de seleção, ou até mesmo a inserção, de diferentes modelos de “data loggers”, o que permite a interpretação de dados nos mais variados formatos e unidades; a apresentação de dados gráficos e em tabelas, em formatos que podem ser facilmente visualizados e convertidos para as mais variadas finalidades; e a utilização da plataforma MATLABTM , que possui eficientes ferramentas matemáticas e gráficas adequadas às análises em questão.
Downloads
Referências
Amarante, O. A. C., Brower, M., Zack, J., Sá, A. L., 2001. Atlas do Potencial Eólico Brasileiro, MME, Brasília, Eletrobras, Rio de Janeiro.
BRASIL - Ministério de Minas e Energia (MME), 2009. Balanço Energético Nacional 2009 - Ano Base 2008, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Rio de Janeiro, 274 p.
BRASIL - Ministério de Minas e Energia (MME), 2009a. Nota Técnica DEA 14/09 - Instruções para as Medições Anemométricas e Climatológicas do Leilão de Energia de Reserva 2009, Empresa de Pesquisa Energética (EPE), Rio de Janeiro.
Pinho, J. T., Barbosa, C. F. O., Pereira, E. J. S., Souza, H. M. S., Blasques, L. C. M., Galhardo, M. A. B., Macêdo, W. N., 2008. Sistemas Híbridos – Soluções Energéticas para a Amazônia, Ministério de Minas e Energia, Brasília, 396 p.
WWEA, 2010. World Wind Energy Report 2009, World Wind Energy Association, disponível online em http://www.wwindea.org/home/images/stories/worldwindenergyreport2009_s.pdf. Acesso realizado em 16/03/2010