FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA A ANÁLISE DE VIABILIDADE DA INSTALAÇÃO DE SISTEMAS EÓLICOS DE GRANDE PORTE UTILIZANDO LÓGICA FUZZY

Autores

  • Max Alexandre Seabra do Nascimento Universidade Federal do Pará
  • Luis Carlos Macedo Blasques niversidade Federal do Pará
  • João Tavares Pinho Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2010.1688

Palavras-chave:

Sistemas eólicos, Aerogerador, Análise de viabilidade, Lógica fuzzy

Resumo

O custo da instalação de usinas eólicas de grande porte conectadas ao sistema interligado nacional tem apresentado crescente redução nos últimos anos no Brasil. O vento é uma fonte inesgotável e renovável de energia elétrica, e usinas eólicas têm apresentado um retorno financeiro em prazos cada vez mais curtos. A viabilidade econômica é diretamente proporcional às características do local de instalação do sistema, e algumas considerações devem ser cuidadosamente analisadas previamente à instalação da usina, ou mesmo da estação anemométrica para o início da campanha de medições. A disponibilidade do recurso eólico é, obviamente, o fator mais preponderante na análise; no entanto, condições locais como a orografia (estudo das nuances do relevo de uma região); presença de obstáculos (vegetação, construções, etc.); disponibilidade de área para a instalação da usina, condições de acesso e características da rede elétrica para a interligação são muito importantes. A fim de auxiliar no processo de tomada de decisão sobre qual o local mais adequado para a instalação preliminar de estações anemométricas e, futuramente, da usina eólica, o presente trabalho propõe o desenvolvimento de uma ferramenta, com base na lógica fuzzy, que considera todos os fatores de interesse citados para apresentar um indicativo preliminar de viabilidade. Assim como é característico da lógica fuzzy, a experiência dos especialistas na construção das regras é de fundamental importância na análise. Além da disponibilidade do recurso eólico, o presente trabalho considera como principais características para a tomada de decisão, com base no atual cenário eólico verificado no Brasil, a disponibilidade de área para a instalação e as características de conexão à rede elétrica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Max Alexandre Seabra do Nascimento, Universidade Federal do Pará

Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas

Luis Carlos Macedo Blasques, niversidade Federal do Pará

Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas

João Tavares Pinho, Universidade Federal do Pará

Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas

Referências

Frade, L. C. S., 2000. Estudo da Potencialidade de Energia Eólica no Litoral do Estado do Pará. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Pará, Belém.

Pinho, J. T., Barbosa, C. F. O., Pereira, E. J. S., Souza, H. M. S., Blasques, L. C. M., Galhardo, M. A. B., Macêdo, W. N., 2008. Manual de Implantação de Sistemas Híbridos Fotovoltaico-Eólico-Diesel para Geração de Energia Elétrica, MME, Brasília.

Pinho, J. T., Barbosa, C. F. O., Pereira, E. J. S., Souza, H. M. S., Blasques, L. C. M., Galhardo, M. A. B., Macêdo, W. N., 2008a. Sistemas Híbridos – Soluções Energéticas para a Amazônia, MME, Brasília.

Rohatgi, J. S.; Nelson, V., 1994. Wind Characteristics – An Analysis for the Generation of Wind Power, Alternative Energy Institute, West Texas A&M University.

Simões, T., 2004. Base de dados do potencial energético do vento em Portugal – Metodologia e Desenvolvimento. 2004. 106 f.. Dissertação (Mestrado em Ciências e Engenharia da Terra) – Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa, Lisboa.

Tanscheit, R., 2004. Sistemas Fuzzy, Departamento de Engenharia Elétrica, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2010-10-21

Como Citar

Nascimento, M. A. S. do, Blasques, L. C. M., & Pinho, J. T. (2010). FERRAMENTA DE AUXÍLIO PARA A ANÁLISE DE VIABILIDADE DA INSTALAÇÃO DE SISTEMAS EÓLICOS DE GRANDE PORTE UTILIZANDO LÓGICA FUZZY. Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS. https://doi.org/10.59627/cbens.2010.1688

Edição

Seção

Anais