CONTRIBUIÇÃO ENERGÉTICA DE UM GERADOR FOTOVOLTAICO DE GRANDE PORTE CONECTADO À REDE PARA UMA EDIFICAÇÃO DE ALTO CONSUMO E PARA SEU ALIMENTADOR

Autores

  • Clarissa Debiazi Zomer Universidade Federal de Santa Catarina
  • Ricardo Rüther Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2010.1706

Palavras-chave:

Energia solar fotovoltaica, sistemas fotovoltaicos conectados à rede, BiPV

Resumo

A inserção de geradores convencionais de energia geralmente ocorre em locais afastados dos grandes centros urbanos, pois tende a acarretar problemas para o entorno como poluição do ar, poluição sonora e poluição visual. Com a tecnologia fotovoltaica integrada à edificação, pode-se inserir um gerador de grande porte próximo ao ponto de consumo, não ocupando área extra e, sob o ponto de vista ambiental, não interferindo negativamente no entorno em que se encontra. O objetivo do presente artigo foi avaliar a contribuição energética de um gerador fotovoltaico de 1 MWp conectado à rede para uma edificação de alto consumo energético, neste caso o Edifício Sede da Eletrosul, localizado em Florianópolis – SC, e para o alimentador em que esta está inserida. Através da comparação entre geração estimada para o sistema de 1 MWp e consumo energético, foi possível avaliar a contribuição energética mensal e horária, tanto para a Eletrosul, quanto para o alimentador que abastece a edificação, inclusive com estudo sobre a possibilidade de uma recontratação de demanda. O estudo aqui descrito demonstrou o grande percentual que a integração de um sistema fotovoltaico pode suprir, tanto em relação ao consumo de uma edificação específica (31% no ano), quanto em relação ao alívio de carga na rede de distribuição de um alimentador de características de consumo diurnas (5% no ano). Com as reduções de custo esperadas para os próximos anos, a geração solar fotovoltaica deverá vir a ser economicamente viável e, através de estudos que incentivem a sua utilização, os seus potenciais benéficos podem ser ressaltados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clarissa Debiazi Zomer, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Engenharia Civil

Ricardo Rüther, Universidade Federal de Santa Catarina

Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Engenharia Civil

Referências

NEEL. Resolução ANEEL 29 de novembro de 2002, 2002.

BRASIL. Balanço Energético Nacional 2008: Ano base 2007. MME, EPE. Rio de Janeiro, 2008.

COLLE, S.; PEREIRA, E. B. Atlas de Irradiação Solar do Brasil: Florianópolis, 1996.

JARDIM, C. D. S.; RÜTHER, R.; SALAMONI, I. T.; VIANA, T. D. S.; REBECHI, S. H.; KNOB, P. J. The strategic siting and the roofing area requirements of building-integrated photovoltaic solar energy generators in urban areas in Brazil. Energy and Buildings. Issue 3, v.40, p.365-370, 2008.

JARDIM, C. S. A inserção da geração solar fotovoltaica em alimentadores urbanos enfocando a redução do pico de demanda diurno. (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil - PPGEC, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2007. 166 p.

LAUKAMP, H.; THOMA, M.; MEYER, T.; ERGE, T. Impact of a large capacity of distributed PV production on the low voltage grid. In: 19 European PVSEC, 2004. Anais. Paris, 2004.v.p.

LEED. LEED 2009 for Existing Buildings: Operations and Maintenance. USGBC. 2009.

PEREIRA, E. B.; MARTINS, F. R.; ABREU, S. L. D.; RUTHER, R. Atlas Brasileiro de Energia Solar: INPE. São José dos Campos, 2006.

PROCEL. Manual de tarifação da energia elétrica. Eletrobrás, 2001.

RUTHER, R.; DACOREGIO, M. M. Performance Assessment of a 2 kWp Grid-connected, Building-integrated, Amorphous Silicon Photovoltaic Installation in Brazil. Progress in Photovoltaics: Research and Applications. v.8, p.257-266, 2000.

SALAMONI, I.; RICARDO RUTHER, P. D.; ZILLES, R. Uma oportunidade para o desenvolvimento da indústria fotovoltaica no Brasil: eletricidade solar para os telhados. Parcerias Estratégicas. v.14, 2009.

SICK, F.; ERGE, T. Photovoltaics in Buildings: A Design Handbook for Architects and Engineers: Hardcover. 1996.

UFRGS.Radiasol Versão 2.1 Laboratório de Energia Solar do GESTE. Porto Alegre,2001

Downloads

Publicado

2010-10-21

Edição

Seção

Anais