ANÁLISE SIMPLIFICADA DO SOMBREAMENTO PROPORCIONADO POR COLETORES SOLARES PLANOS SOBRE O TELHADO NA REDUÇÃO DOS VALORES DA CARGA TÉRMICA NOS EDIFÍCIOS

Autores

  • Renato G. Castanheira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Oscar D. Corbella Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2007.1767

Palavras-chave:

Energia Solar, Eficiência Energética, Sombras, Proteções Solares

Resumo

Freqüentemente são investidos recursos em elementos sombreadores nos edifícios tais como os beirais e os brises, com o objetivo de reduzir a carga térmica de resfriamento e conseqüentemente minimizar os gastos de energia nos sistemas de ar condicionado. Normalmente não se consideram outras superfícies aplicadas ao envelope dos edifícios entre as quais os coletores solares planos, que não têm por finalidade principal produzir sombras, pois são destinados ao aquecimento de água.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Castanheira, R.G.; Costa, C.E.S., 2003. Programa Computacional para o Estudo das Áreas Sombreadas por Proteções Retangulares em Planos Verticais e Horizontais. Anais do II Encontro Nacional sobre Conforto no Ambiente Construído, Curitiba, 5-7 Novembro.

Crawley, D.B. et al.., 1999. EnergyPlus, a New Generation Building Energy Simulation Program.

Proceedings of International Building Performance Simulation Association, September 13-15, Kyoto.

Duffie, J. A.; Beckman, W. A., 1980, Solar Engineering of Thermal Processes, John Wiley & Sons.

Goulart, S. V. G; Lamberts, R; Firmino, S., 1997, Dados climáticos para projeto e avaliação energética de edificações para 14 cidades brasileiras, NPC/UFSC, Florianópolis, SC.

Downloads

Publicado

2007-11-14

Edição

Seção

Anais