SIMULAÇÃO E ANÁLISE DO COMPORTAMENTO DE DIFERENTES INVERSORES EM UMA MICRO USINA SOLAR FOTOVOLTAICA NO CENTRO DE PESQUISAS HIDRÁULICAS E RECURSOS HÍDRICOS

Autores

  • Ana Luíza Sathler Lima Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Flávia de Oliveira Neuenschwander Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Luís Guilherme Monteiro Oliveira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Manuel Losada y Gonzalez Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Victor Flores Mendes Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Wallace do Couto Boaventura Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Eduardo Nohme Cardoso Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Wilson Negrão Macêdo Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Bruno Marciano Lopes Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG)

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2016.1792

Palavras-chave:

Simulação computacional, PVsyst, Inversores

Resumo

O Laboratório de Controle e Conversão da Energia (LCCE) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está desenvolvendo um projeto piloto de uma micro usina fotovoltaica (UFV) experimental que será implementada no telhado do Centro de Pesquisas Hidráulicas e Recursos Hídricos (CPH) da UFMG. Serão instalados quatro pequenos subsistemas, de aproximadamente 5 kWp cada um, com diferentes tecnologias de módulos fotovoltaicos, ou seja, silício monocristalino (m-si), policristalino (p-si), telureto de cádmio (CdTe) e disseleneto de cobre índio e gálio (CIS / CIGS). Por se tratar de um sistema experimental, também serão acoplados aos subsistemas, e testados, diferentes tipos de pequenos inversores (3 kW à 6 kW) e microinversores de distintos fabricantes, Assim, e de forma a avaliar o comportamento de cada uma das tecnologias (módulos e inversores), antes da instalação real da micro usina, este trabalho, consistiu em realizar o projeto energético da micro usina e realizar simulações (para diversos cenários, orientações dos módulos e várias faixas de potência), através do software PVSyst 6.30. Para isso, foram escolhidos 10 modelos de inversores e 2 microinversores e estes foram simulados sendo que cada simulação exigiu uma diferente configuração do sistema, devido às limitações dos conversores. Portanto, para a análise, foram adotadas índices de mérito técnico tais como o rendimento global do sistema (Performance Ratio – PR(%), em inglês), energia anual gerada (kWh) e a energia específica (Final Yield (kWh/kWp), em inglês) – que permitissem a comparação entre os subsistemas e das diversas faixas de potência dos inversores. Um caso de simulação apresentou os melhores resultados, no entanto, devido à disposição do sistema no telhado, pode não ser caracterizado como a melhor opção. Dois casos apresentaram resultados próximos, sendo que o caso 1 mostrou maior energia gerada e específica e o caso 2, em geral, maior rendimento anual global.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Luíza Sathler Lima, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Departamento de Engenharia Elétrica

Flávia de Oliveira Neuenschwander, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

 Departamento de Engenharia Elétrica

Luís Guilherme Monteiro Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Departamento de Engenharia Elétrica

Manuel Losada y Gonzalez, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

 Departamento de Engenharia Elétrica

Victor Flores Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

 Departamento de Engenharia Elétrica

Wallace do Couto Boaventura, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

 Departamento de Engenharia Elétrica

Eduardo Nohme Cardoso, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Departamento de Engenharia Elétrica

Wilson Negrão Macêdo, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Departamento de Engenharia Elétrica

Bruno Marciano Lopes, Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG)

Gerência de Alternativas Energéticas

Referências

Isis Portolan dos Santos, 2013. Ferramenta de apoio a decisão em projetos de integração fotovoltaica a arquitetura. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Santa Catarina.

Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Banco de dados meteorológico / Normais Climatológicas. Disponível em: < http://www.inmet.gov.br/portal/> Acesso em: 10/09/2014.

Mermoud, A. W. B., 2014. PVSyst User’s Manual. Satigny, Switzerland.

Solar and Wind Energy Resource Assessment (SWERA). Banco de dados solarimétrico. Disponível em: <http://en.openei.org/wiki/Solar_and_Wind_Energy_Resource_Assessment_(SWERA)> Acesso em: 10/09/2014.

Wilson Negrão Macêdo. 2006. Avaliação do fator de dimensionamento do inversor em sistemas fotovoltaicos conectados à rede. Tese (Doutorado em Energia) - Universidade de São Paulo.

Zilles, R., Macêdo, W. N., Galhardo, M. A. B., de Oliveira, S. H. F., 2012. Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede Elétrica. Oficina de Textos, 1ª edição, São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

Anais