ANÁLISE ECONÔMICA DA MICRO E MINIGERAÇÃO DISTRIBUÍDA DE ENERGIA ELÉTRICA UTILIZANDO PAINÉIS FOTOVOLTAICOS
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2016.1798Palavras-chave:
Minigeração Fotovoltaica, Energia Solar, Viabilidade Econômico-financeiraResumo
Este trabalho tem como objetivo avaliar a viabilidade econômica da implantação de micro e mini geração distribuída de energia elétrica a partir de painéis fotovoltaicos em diferentes cenários. São apresentados os aspectos financeiros que influenciam na tomada de decisão do investidor como, por exemplo, os investimentos iniciais, custo evitado e despesas futuras. Para a análise da viabilidade foram utilizadas técnicas de modelagem dinâmica de sistemas com o software VENSIM Os resultados obtidos foram satisfatórios para alguns cenários, confirmando a necessidade de medidas de incentivos por parte do governo para assegurar a expansão desse segmento.
Downloads
Referências
ABINEE, Associação Brasileira da Industria Elétrica e Eletrônica, 2015. Microgeração Fotovoltaica no Brasil: Viabilidade Econômica - Brasil, São Paulo.
ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, 2014. Cadernos Temáticos ANEEL: Micro e Minigeração Distribuída- Sistema de Compensação de Energia Elétrica - Brasil, Brasília.
ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica, 2012. Resolução Normativa No 482, de 17 de abril de 2012 - Brasil, Brasília.
CONFAZ, Conselho Nacional de Política Fazendária, 2013. Convênio ICMS No 6, de 05 de abril de 2013 – Brasil EPE, Empresa de Pesquisa Energética, 2014. Nota técnica DEA 19/14: Inserção da Geração Fotovoltaica Distribuída no Brasil – Condicionantes e Impactos - Brasil, Rio de Janeiro
García, J. M., 2009.Theory and Practical Exercises of System Dynamics GEPEA – Grupo de Energia Escola Politécnica Universidade de São Paulo. PEA-2420 Produção de Energia – Brasil, São Paulo.
Ruther, R, 2004. Edifícios Solares Fotovoltaicos. pp. 39-40