ESTIMATIVA DA PRODUÇÃO EOLIELÉTRICA PARA A ILHA DE SANTIAGO EM CABO VERDE
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2012.1823Palavras-chave:
Energia Eólica, Cabo Verde, Produção de EnergiaResumo
Atualmente a geração da energia elétrica em Cabo Verde divide-se em três fontes distintas: a termoelétrica; a solar e a eólica. Apresenta-se uma análise da evolução temporal da produção de energia elétrica para a ilha de Santiago onde se constata mais de 95% de geração diesel para produção de eletricidade, tendo as fontes renováveis uma pequena participação. Faz-se uma análise retrospectiva da fonte energia eólica, considerando-se sua participação na matriz elétrica. Até 2009 a ilha produzia energia eólica a partir de aerogeradores de 300 kW que viriam a ser completamente desativados no mesmo ano. Este parque gerava uma média de 2200 MWh/ano . Neste trabalho será realizada uma estimativa da produção de energia elétrica através da aplicação de aerogeradores de maior potência para a ilha. Com os dados da velocidade média anual do vento e o fator de forma de Weibull pré-determinado, faz-se a extrapolação da velocidade para a altura em estudo e se calcula o fator de escala c. Determinados os dois parâmetros de Weibull, calcula-se a função densidade de probabilidade que se confronta com a curva de potência do aerogerador. Assim, estima-se a produção anual de energia. Os resultados demonstraram que 20 aerogeradores produziriam aproximadamente 185 GWh/ano, energia que é superior aos 176 GWh produzidos na ilha pela fonte termoelétrica no ano de 2010. Isto significa que, com o auxílio da energia eólica, diminuiria o consumo de óleo diesel na ilha, dentre outros benefícios.
Downloads
Referências
Alves, L. M. M., Costa, A. L., Carvalho, M. G., 2000. Analysis of potential for market penetration of renewable energy technologies in peripheral islands, Renewable Energy, Vol. 19, pp. 311-317.
Araújo, A. M., Melo, G. M., Medeiros, A. L. R., Santos, M. J., 2009. Simulación de la Producción de Energía Eléctrica con Aerogeneradores de Pequeño Tamaño, Información Tecnológica, Vol. 20, n. 3, pp. 37-44.
Burton, T., Sharpe, D., Jenkins, N., Bossanyi, E., 2001. Wind Energy Handbook, John Wiley & Sons.
Camacho, C., A., L., 2007. Utilização da Técnica de Otimização Simétrica no Ajuste de Tensão de um Gerador Síncrono, Dissertação de Mestrado, PPGEE, UFMG, Itajubá.
Cape Verde Wind Farm Project, 2008. Cape Verde wind farm development, United kingdom, p. 100.
Duarte, H. N. M., 2004. Utilização da Energia Eólica em Sistemas Híbridos de Geração de Energia Visando Pequenas Comunidades, Trabalho de Graduação em Engenharia Elétrica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande de Sul, Porto Alegre.
Embaixada de Cabo Verde no Brasil, 2002. www.embcv.org.br.
Gesto Energy Solutions, 2011, Plano Energético Renovável Cabo Verde, Lisboa.
Europe Wind Energy Association, Wind Energy - The Facts, Volume 1- Technology. Disponivel em http://www.ewea.org/fileadmin/ewea_documents/documents/publications/WETF/Facts_Volume_1.pdf. Acesso em 2 de jul 2012.
Google Earth®, 2011. www.earth.google.com
Governo Cabo Verde, Página Oficial do Governo de Cabo Verde, 2012. Disponível em http://www.governo.cv/index.php? option=com_content&task=view&id=52. Acesso em 2 de Jul 2012.
Instituto Nacional de Estatística de Cabo Verde, 2010. Relatório dos resultados preliminares do RGPH 2010, p. 26, Cidade da Praia.
Lysen, E. H., 1983.Introduction to Wind Energy, CWD - Consultancy Services Wind Energy Developing Countries.
Ministério da Economia Crescimento e Competitividade, 2008, Política Energética de Cabo Verde, Praia.
Oliveira Filho, O. D. Q., 2011. Uma Metodologia Simplificada para Estimativa do Aproveitamento Eólico Offshore no Litoral Brasileiro - Estudo De Caso: A Ilha de Itamaracá/PE, Dissertação de Mestrado, PPGEM, UFPE, Recife.
Oliveira, J. C. T., 2010, Análise do Marco Regulatório e Investimento no Setor Elétrico de Cabo Verde – 1990 – 2009, Monografia, FACE, Departamento de Economia, Brasília.
Relatório Electra, 2010. Relatório anual e Contas, Cidade da Praia, p. 64.
Santos, R. S. L., Energias Alternativas em Cabo Verde, 2011. Disponível em: http://www.portugalcaboverde.com/news_detail.php?id=379. Acesso em: 10 jun 2012.