PLANTA FOTOVOLTAICA DE 3MWp DE PETROLINA ASPECTOS TECNOLÓGICOS, LEGAIS E AMBIENTAIS

Autores

  • Olga C. Vilela Universidade Federal de Pernambuco
  • José Bione M. Filho Companhia Hidrelétrica do Vale do São Francisco
  • Elielza Moura S. Barbosa Universidade Federal de Pernambuco
  • Urbano U. Secundes Universidade Federal de Pernambuco
  • Marco A. Galdino Centro de Pesquisas de Energia Elétrica da Eletrobras
  • Naum Fraidenraich Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2014.1828

Palavras-chave:

UFV Petrolina, licenciamento de empreendimentos fotovoltaicos, custos de SFCRs

Resumo

Em agosto de 2011, a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), publicou uma chamada pública convidando as concessionárias de energia elétrica a apresentar propostas para a implementação de centrais fotovoltaicas conectadas à rede no Brasil. O principal objetivo da iniciativa ANEEL era criar oportunidade para permitir a "Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira", incentivando a organização de uma estrutura nacional para a produção de dispositivos, serviços e preparação de pessoal qualificado na área de FV, bem como propostas de mecanismos de regulação. Neste contexto, a Companhia Hidrelétrica do Vale São Francisco (CHESF), apresentou um projeto para a instalação de uma usina de energia 3MWp FV na cidade de Petrolina, Pernambuco, região NE do Brasil, no mesmo local em que já estava prevista a instalação de uma usina heliotérmica (1 MWe) e a criação de um Laboratório de Energia Solar. O local selecionado para a planta 3MWp tem como objetivo fortalecer o Laboratório de pesquisa de diferentes tipos de sistemas térmicos e fotovoltaicois, de pequeno, médio e grande porte. O projeto apresentado pela CHESF prevê a instalação de 2,5 MWp de FV convencional (c-Si) e 0,5 MWp de diferentes materiais e tecnologias, com e sem rastreamento, visando comparar diferentes tecnologias operando em condições reais. A planta de 2,5 MWp operará de forma comercial e irá fornecer uma referência para a análise de viabilidade técnica e econômica de usinas convencionais - os custos reais (US$/ MWh), a disponibilidade local de dispositivos e serviços, bem como a formação de pessoal para a concepção, instalação e manutenção. Este artigo descreve os pressupostos do projeto "Central Fotovoltaica da Plataforma Solar de Petrolina", as atividades planejadas e realizadas relacionadas ao projeto - projeto básico da planta de 2,5 MWp,reunindo um conjunto de informações detalhadas sobre as questões legais e ambientais, inerentes a instalação de usinas solares no Brasil. Finalmente, é apresentada uma análise preliminar dos custos da usina, especificando cada item, baseada em preços médios obtidos no mercado nacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Olga C. Vilela, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Energia Nuclear

Elielza Moura S. Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Energia Nuclear

Urbano U. Secundes, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Energia Nuclear

Naum Fraidenraich, Universidade Federal de Pernambuco

Universidade Federal de Pernambuco, Departamento de Energia Nuclear

Referências

ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. Chamada N° 13/2011 – Projeto Estratégico: “Arranjos Técnicos e Comerciais para Inserção de Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira.”. Brasilia – DF, agosto de 2011.

ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica. Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional – PRODIST. Modulo 6, 2012.

Tiba, C., Fraidenraich N., Lyra, F. J. M., Nogueira, A. M. de B., Gallegos, H. G. .Atlas Solarimetrico do Brasil. UFPE, CHESF, 2001.

CHESF – Companhia Hidroelétrica do São Francisco. Departamento de Meio Ambiente. Estudo Técnico Ambiental – ETA. 2012.

Congresso Nacional. Lei N° 6.938/81. Disponível em < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l6938.htm > Acesso em 05 de outubro de 2013.

Goodrich, A. C., Woodhouse. M., James, T. Solar PV Manufacturing Cost Model Group: Installed Solar PV System Prices. 2011.

MMA – Ministério do Meio Ambiente. CONAMA - Conselho Nacional do Meio Ambiente. Resolução Federal N° 237. Brasília, 1997.

MMA - Ministério do Meio Ambiente. Programa Nacional de Capacitação de Gestores Ambientais. Caderno de Licenciamento Ambiental. Brasília, 2009.

MME – Ministério de Minas e Energia. EPE - Empresa de Pesquisas Energética. Nota Técnica. Disponível em < http://www.epe.gov.br/geracao/Documents/Estudos_23/NT_EnergiaSolar_2012.pdf > Acesso em 25 de julho de 2013.

Downloads

Publicado

2014-04-13

Edição

Seção

Anais