ATIVIDADES INTEGRADORAS COM MÓDULOS EDUCATIVOS DE FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2012.1838Palavras-chave:
Atividades Integradoras, Módulos Educativos de Energia, Habilidades e CompetênciasResumo
O presente trabalho tem como finalidade mostrar os resultados do trabalho sobre módulos educativos de energia, que vem sendo desenvolvido no Núcleo de Atividades Integradoras do LAFAE - Laboratório de Fontes Alternativas de Energia da UFRJ. Trata-se de uma metodologia de ensino através de projetos a que chamamos de atividades integradoras, cuja base conceitual tem referência na “escola unitária” e é pertinente ao desenvolvimento de habilidades e competências nos cursos de engenharia, na forma proposta pelas Diretrizes Curriculares. Utiliza-se como instrumento-meio a realização de projetos de módulos educativos em fontes alternativas de energia, partindo da concepção até a execução dos mesmos. O principal aspecto em destaque é a inversão entre o objeto-meio e o objeto- fim, com a troca entre os produtos resultantes – módulos de aproveitamento energético - por incrementos na formação profissional dos alunos. Trata-se de um relato sobre aspectos pedagógicos observados, bem como sobre o tratamento organizacional que vem sendo dado a estas atividades. Registra-se a evolução do processo e as condições de contorno que estão sendo estabelecidas.
Downloads
Referências
DC DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS - Resolução CNE/CES 11/2002, de 11 de março de 2002.
Nascimento, J. L. do e outros, 2006, O Laboratório de Fontes Alternativas de Energia da UFRJ – LAFAE: Resultados e Perspectivas, XI CBE, Rio de Janeiro, RJ.
Nascimento, J. L. do, 2006, A Base de Informações sobre Energia: um projeto de atividades integradoras do Laboratório de Fontes Alternativas de Energia – LAFAE, COBENGE 2006, Passo Fundo, RS.
Nascimento, J. L. e ZAKON, A. O mito da qualidade do engenheiro. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, COBENGE. 2001, 2001, Porto Alegre. Anais em CD, Cód. EQC030: PUCRS, 2001.
Silveira, M.H. Oficina Concepção de Currículo e Mudança na Prática da Sala de Aula, VII Encontro de Educação em Engenharia, Petrópolis e Iguaba. Anais: UFRJ e UFJF, 2001.