ATIVIDADES INTEGRADORAS COM MÓDULOS EDUCATIVOS DE FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA

Autores

  • Jorge Luiz do Nascimento Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2012.1838

Palavras-chave:

Atividades Integradoras, Módulos Educativos de Energia, Habilidades e Competências

Resumo

O presente trabalho tem como finalidade mostrar os resultados do trabalho sobre módulos educativos de energia, que vem sendo desenvolvido no Núcleo de Atividades Integradoras do LAFAE - Laboratório de Fontes Alternativas de Energia da UFRJ. Trata-se de uma metodologia de ensino através de projetos a que chamamos de atividades integradoras, cuja base conceitual tem referência na “escola unitária” e é pertinente ao desenvolvimento de habilidades e competências nos cursos de engenharia, na forma proposta pelas Diretrizes Curriculares. Utiliza-se como instrumento-meio a realização de projetos de módulos educativos em fontes alternativas de energia, partindo da concepção até a execução dos mesmos. O principal aspecto em destaque é a inversão entre o objeto-meio e o objeto- fim, com a troca entre os produtos resultantes – módulos de aproveitamento energético - por incrementos na formação profissional dos alunos. Trata-se de um relato sobre aspectos pedagógicos observados, bem como sobre o tratamento organizacional que vem sendo dado a estas atividades. Registra-se a evolução do processo e as condições de contorno que estão sendo estabelecidas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jorge Luiz do Nascimento, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Universidade Federal do Rio de Janeiro, Departamento de Engenharia Elétrica

Referências

DC DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS - Resolução CNE/CES 11/2002, de 11 de março de 2002.

Nascimento, J. L. do e outros, 2006, O Laboratório de Fontes Alternativas de Energia da UFRJ – LAFAE: Resultados e Perspectivas, XI CBE, Rio de Janeiro, RJ.

Nascimento, J. L. do, 2006, A Base de Informações sobre Energia: um projeto de atividades integradoras do Laboratório de Fontes Alternativas de Energia – LAFAE, COBENGE 2006, Passo Fundo, RS.

Nascimento, J. L. e ZAKON, A. O mito da qualidade do engenheiro. In: XXIX Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, COBENGE. 2001, 2001, Porto Alegre. Anais em CD, Cód. EQC030: PUCRS, 2001.

Silveira, M.H. Oficina Concepção de Currículo e Mudança na Prática da Sala de Aula, VII Encontro de Educação em Engenharia, Petrópolis e Iguaba. Anais: UFRJ e UFJF, 2001.

Downloads

Publicado

2012-12-21

Edição

Seção

Anais