ANÁLISE DO CUSTO DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA PELA UNIDADE DE DISPOSIÇÃO FINAL DE RSU DE MACAPÁ
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2012.1839Palavras-chave:
Energia Elétrica, Custo de Geração, BiogásResumo
A geração de energia elétrica a partir do biogás, oriundo da decomposição anaeróbica dos resíduos sólidos de origem urbana (RSU), parece ser uma alternativa ambientalmente e economicamente viável onde a matéria prima está disponível. A presente pesquisa objetiva preencher uma lacuna de conhecimento aplicado na área, utilizando-se de um estudo de caso para o Estado do Amapá. O objetivo é analisar a viabilidade econômica de um sistema a partir da quantificação de parâmetros estimados, como custo de manutenção e operação, custos de investimentos, crédito de carbono, capacidade de geração, considerando três cenários temporais e econômicos da aplicação de MDL para o Estado do Amapá. Inicialmente foi realizada a estimativa do volume de formação de biogás na unidade de disposição final de RSU de Macapá para identificar eventual capacidade de geração de energia elétrica em usina a ser instalada para aproveitamento do biogás. Em seguida, foi estimado o custo de instalação e manutenção da usina de geração e estruturas anexas nas dimensões definidas para cada cenário idealizado. Da análise dos resultados, foi possível perceber que projetos de curta duração (7 anos) se mostram pouco atrativos, diante do pouco tempo para incorporação do investimento inicial. Por sua vez, projetos com usinas mais potentes (3MW) resultam em um alto valor final da energia diante do maior investimento na usina de geração e do sistema de captação. Também foi possível comprovar que as receitas do MDL favoreceram em quase todos os ambientes o valor de geração da energia elétrica e que a contribuição do MLD é diretamente proporcional ao tamanho do projeto, sendo que em projetos pequenos (usinas de geração de baixa potência) são de menor importância diante do custo de sua administração.
Downloads
Referências
Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais - Abrelpe. Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2010. Edição Eletrônica. Disponível em <http://www.abrelpe.org.br>. Acesso em: 25 out. 2011.
Barreto, L. V.; Freitas, A. C.; Paiva, L. C.. Sequestro de Carbono. Goiânia: Centro Cientifico Conhecer, 2009.
Centrais Elétricas do Norte do Brasil – Eletronorte. Plano de Atendimento de Energia Elétrica. 2007 – 2016. Brasília. 2006.
Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental - Cetesb. Biogás, geração e uso energético. Manual do usuário do programa de computador. Versão 1.0. São Paulo, 2006.
De Deus, M. L. D. Séries Temporais Aplicadas ao Planejamento da Operação do Sistema Interligado Nacional – SIN. 2008. Dissertação (mestrado) - Programa de Pós-graduação em Engenharia Elétrica da PUC-Rio, Rio de Janeiro, 2008.
De Doile, G. N. D.; Nascimento, R. L. Linhão de Tucuruí - 1.800 km de Integração Regional. T&C Amazônia, Ano VIII, Número 18, I Semestre de 2010.
Fundação Nacional de Saúde - Funasa. Manual de Saneamento. Orientações Técnicas. Brasília – DF. 443 p. 2006.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Plano Nacional de Saneamento Básico (PNSB). Pesquisa Nacional de Saneamento Básico. (Org) Luiz Antônio Pinto de Oliveira. . Departamento de População e Indicadores Sociais 397 p. (2000).
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE.. Tendências Demográficas: Uma Análise dos Resultados da Amostra do Censo Demográfico 2000. Rio de Janeiro, 2004.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Indicadores de Desenvolvimento Sustentável (IDS) Estudos e Pesquisas. (Org) Diretoria de Geociências Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais Coordenação de Geografia Celso José Monteiro Filho e Maria Luisa Gomes Castello Branco 443 p. (2010).
Leite, L. E. H. B. C.; Mahler, C. F.; Brito Filho, L. F. Avaliação do potencial de receitas derivadas do biogás de aterro. In: Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, Campo Grande/MT. Anais. Campo Grande: ABES, 2005.
Ministério de Ciência e Tecnologia – MCT. O Mecanismo de Desenvolvimento Limpo: Guia de Orientação 2009.
Ministério Público Federal - MPF. Procuradoria da República no Estado do Amapá. Inquérito Civil Público nº 1.12.000.000610/2011-06, 2011.
Pierobon, L. R. P. Sistema de Geração de Energia de Baixo Custo Utilizando Biogás Proveniente de Aterro Sanitário, 2007. Tese (Doutorado) – Escola de Engenharia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2007.
Ruth, M.; Worrel, E.; Price, L. Evaluating Clean Development Mechanism Projects in the Cement Industry Using a Process-Step Benchmarking Approach, Ernest Orlando Lawrence Berkeley National Laboratory, July 2000.
Souza, E.B.; Cunha, A.C. Climatologia da precipitação no Amapá e mecanismos climáticos de grande escala. In: Cunha, A.C.; Souza, E.B.; Cunha, H.F.A.(Orgs). Tempo, Clima e Recursos Hídricos: resultados do Projeto REMETAP no estado do Amapá. Macapá: IEPA. Capítulo 10. p.177-195. 2010.
Souza; E. B. et al., Precipitação sazonal sobre a Amazônia Oriental no período chuvoso: observações e simulações regionais com o REGCM3. Revista Brasileira de Meteorologia, v.24, n.2, 111-124, 2009.
Souza Jr, W. C. Influência da meteorologia nas decisões econômicas e ambientais. Boletim SBMET, pg 11-14. Abril de 2006.
Souza, L. R.; Cunha, A. C.; Barreto, N. J. C. e Brito, D. C. Aplicação do Sistema Hidrológico IPHS1 no Estudo de Chuva-Vazão em Aproveitamentos Hidrelétricos na Bacia Hidrográfica do Alto e Médio Araguari. In: Cunha, A.C.; Souza, E.B.; Cunha, H.F.A.(Orgs). Tempo, Clima e Recursos Hídricos: resultados do Projeto REMETAP no estado do Amapá. Macapá: IEPA. Capítulo 10. p.117-134. 2010.
Silveira, Carlos A C.; Guerra, Hélvio N. 2001. A crise Energética e o monitoramento de reservatórios hidrelétricos. XIV Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos Aracaju.
Tecsys Engenharia. Sisreg: Sistema de Regressão. Belo Horizonte: TECSYS engenharia, 1998.
Thorne, S.; Raubenheimer, S.. Sustainable Development (SD) appraisal of Clean Development Mechanism (CDM) projects – experiences from the SouthSouthNorth (SSN) project. Forum for Economics and Environment – First Conference Proceedings, 2001.
UNFCCC. 1997. Kyoto Protocol to UNFCCC. United Nations Framework Convention on Climate Change. Bonn, Germany, 1997.
United States Environmental Protection Agency - USEPA. Municipal Solid Waste Landfills. (1998) (Fórmula). Disponível em: <http://www.epa.gov/ttn/chief/ap42/ch02/final/c02s04.pdf.> Acesso em: 11 ago. 2011.
Vanzin, E. Procedimento para análise da viabilidade econômica do uso do biogás de aterros sanitários para geração de energia elétrica: aplicação no aterro Santa Tecla. 2006. Dissertação (mestrado) - Faculdade de Engenharia e Arquitetura. Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2006.