OFICINAS DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA EM ENERGIA SOLAR COMO ESTRATÉGIA DE DIFUSÃO DA ENGENHARIA NO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2014.1847Palavras-chave:
Energia Solar, Ensino, EngenhariaResumo
A experiência descrita neste trabalho é fruto do projeto de extensão intitulado “Oficinas de Iniciação Tecnológica em Energia Solar como Estratégia de Difusão da Engenharia no Ensino Médio”, que objetiva motivar os alunos de ensino médio para o aprendizado das ciências, promover a integração entre o ensino superior e o ensino médio, divulgar a importância da engenharia no desenvolvimento do país e divulgar os conceitos e as regras brasileiras para a geração de energia solar fotovoltaica. Num período de seis meses, foram realizadas palestras, feiras, oficinas técnicas e cursos para 95 alunos e 4 professores de quatro escolas de ensino médio da Grande Vitória. Nas atividades práticas foram utilizados kits de energia solar fotovoltaica, com a finalidade de despertar o interesse por inovação e tecnologia. Dentre os participantes, 65,3% demonstraram interesse em estudar engenharia e 98,9% afirmaram ter melhorado o conhecimento sobre a energia solar fotovoltaica.