OFICINAS DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA EM ENERGIA SOLAR COMO ESTRATÉGIA DE DIFUSÃO DA ENGENHARIA NO ENSINO MÉDIO

Autores

  • Warley Teixeira Guimarães Faculdades Integradas Espírito-Santenses
  • Bruna Tonini Faculdades Integradas Espírito-Santenses
  • Denise Colli Spalenza Faculdades Integradas Espírito-Santenses
  • Erika Acha Emmerich Faculdades Integradas Espírito-Santense
  • Gabriella Passamani Moreira de Almeida Faculdades Integradas Espírito-Santenses
  • Luana Lube Tesch Faculdades Integradas Espírito-Santenses
  • Vinícius Fracalossi Citty Faculdades Integradas Espírito-Santenses

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2014.1847

Palavras-chave:

Energia Solar, Ensino, Engenharia

Resumo

A experiência descrita neste trabalho é fruto do projeto de extensão intitulado “Oficinas de Iniciação Tecnológica em Energia Solar como Estratégia de Difusão da Engenharia no Ensino Médio”, que objetiva motivar os alunos de ensino médio para o aprendizado das ciências, promover a integração entre o ensino superior e o ensino médio, divulgar a importância da engenharia no desenvolvimento do país e divulgar os conceitos e as regras brasileiras para a geração de energia solar fotovoltaica. Num período de seis meses, foram realizadas palestras, feiras, oficinas técnicas e cursos para 95 alunos e 4 professores de quatro escolas de ensino médio da Grande Vitória. Nas atividades práticas foram utilizados kits de energia solar fotovoltaica, com a finalidade de despertar o interesse por inovação e tecnologia. Dentre os participantes, 65,3% demonstraram interesse em estudar engenharia e 98,9% afirmaram ter melhorado o conhecimento sobre a energia solar fotovoltaica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Warley Teixeira Guimarães, Faculdades Integradas Espírito-Santenses

Faculdades Integradas Espírito-Santenses - FAESA, Unidade das Engenharias e Ciências Agronômicas

Bruna Tonini, Faculdades Integradas Espírito-Santenses

Faculdades Integradas Espírito-Santenses - FAESA, Unidade das Engenharias e Ciências Agronômicas

Denise Colli Spalenza, Faculdades Integradas Espírito-Santenses

Faculdades Integradas Espírito-Santenses - FAESA, Unidade das Engenharias e Ciências Agronômicas

Erika Acha Emmerich, Faculdades Integradas Espírito-Santense

Faculdades Integradas Espírito-Santenses - FAESA, Unidade das Engenharias e Ciências Agronômicas

Gabriella Passamani Moreira de Almeida, Faculdades Integradas Espírito-Santenses

Faculdades Integradas Espírito-Santenses - FAESA, Unidade das Engenharias e Ciências Agronômicas

Luana Lube Tesch, Faculdades Integradas Espírito-Santenses

Faculdades Integradas Espírito-Santenses - FAESA, Unidade das Engenharias e Ciências Agronômicas

Vinícius Fracalossi Citty, Faculdades Integradas Espírito-Santenses

Faculdades Integradas Espírito-Santenses - FAESA, Unidade das Engenharias e Ciências Agronômicas

Downloads

Publicado

2014-04-13

Como Citar

Guimarães, W. T., Tonini, B., Spalenza, D. C., Emmerich, E. A., Almeida, G. P. M. de, Tesch, L. L., & Citty, V. F. (2014). OFICINAS DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA EM ENERGIA SOLAR COMO ESTRATÉGIA DE DIFUSÃO DA ENGENHARIA NO ENSINO MÉDIO. Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS. https://doi.org/10.59627/cbens.2014.1847

Edição

Seção

Anais