AVALIAÇÃO DA IRRADIAÇÃO NORMAL DIRETA NA CIDADE DE NATAL

Autores

  • Kelvin da Cruz Praxedes Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Gabriel Ivan Tapia Medina Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2016.1867

Palavras-chave:

Irradiação Direta Normal, Energia Solar, Natal

Resumo

As atuais formas de gerar energia enfrentam sérios problemas a nível global, entre eles pode-se destacar o aumento da temperatura média da superfície da terra e o esgotamento das reservas de combustíveis fósseis. Dessa forma, se faz necessário a utilização de novas formas de gerar energia elétrica, e que elas sejam de fontes renováveis. Os concentradores de energia solar constituem parte dessas tecnologias capazes de resolver os atuais e futuros problemas da geração de eletricidade. Esses coletores captam a energia oriunda do Sol e a redirecionam para um foco, e podem assumir diferentes formatos, sendo eles o concentrador cilíndrico parabólico, disco parabólico, coletor linear Fresnel, torre central, etc. Antes de elaborar o projeto detalhado de uma planta com uso de concentradores solar, se faz necessário desenvolver o seu projeto conceitual, este que, para ser bem elaborado, necessita da análise de uma série de parâmetros. Dentre eles pode-se destacar a Irradiação Direta Normal (IDN), que corresponde a taxa de variação de energia que incide em uma superfície horizontal por unidade de área. Devido a variações diárias e sazonais, determinar apropriadamente a quantidade de radiação captada é essencial para o projeto; se projetado para uma quantidade de energia inferior à que existe, haverá uma quantidade de energia inutilizada no projeto, por outro lado, se projetado para uma quantidade de energia superior à que existe, há uma menor capacidade em receber a energia proveniente do Sol, o que significa em pouca utilização do capital investido. Este trabalho visa determinar o IDN para a cidade de Natal-RN utilizando as equações apropriadas, levando em conta as características geográficas e climáticas da cidade de Natal-RN, e comparar seus resultados com os valores fornecidos pelo INPE, presentes no site do projeto SWERA. Os resultados mostram que para a irradiação global houve uma proximidade entre o valor médio calculado e os retirados do SWERA, porém, encontrou-se diferença considerável nos valores médios de IDN.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Kelvin da Cruz Praxedes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 Departamento de Engenharia Mecânica

Gabriel Ivan Tapia Medina, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

 Departamento de Engenharia Mecânica

Referências

Brogren, M., Green, A., 2003. Hammarby Sjöstad-an Interdisciplinary Case Study of the Integration of Photovoltaics in a New Ecologically Sustainable Residential Area in Stockholm. Solar Energy Materials and Solar Cells [S.I.], v. 75, n. 3-4, pp. 761-765.

Cooper, P. I., 1969. The absorption of solar radiation in solar stills, Solar Energy, Vol. 12, pp. 3-10.

Desai, N. B., Kedare, S. B., Bandyopadhyay, S., 2014. Optimization of Design Radiation for Concentrating Solar Thermal Power Plants Without Storage, Solar Energy, vol. 107, n. 1, pp. 98 – 112.

Duffie, J. A., Beckman, W. A., 2013. Solar Engineering of Thermal Processes, John Wiley & Sons.

Martins, F. R., Rüther, R., Pereira, E. B., Abreu, S. L., 2008. Solar Energy Scenarios in Brazil. Part two: Photovoltaics applications. Energy Policy, v.36, n.8, pp. 2855-2867.

Porfirio, A. C. F., Ceballos, J. C., 2013. Um Método de Estimativa de Irradiação Solar Direta Normal a Partir de Satélite Geoestacionário: Resultados Preliminares, XVI Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Foz do Iguaçu-PR, Brasil.

Tiba, C., 2000. Novos Coeficientes de Angstrom para a Estimação da Radiação Solar no Nordeste do Brasil, Brasil, ISBN 85 – 7315-142-0, (2000), Editora Universitária da UFPE.Burger, B., Rüther, R., 2006. Inverter sizing of grid-connected photovoltaic systems in the light of local solar resource distribution characteristics and temperature, Solar Energy, vol. 80, n. 1, pp. 32-45.

https://maps.nrel.gov/swera www.inmet.gov.br/sim/gera_graficos.php

Downloads

Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

Anais