TESTE DE DESEMPENHO DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA EM GRUPO MOTOR GERADOR ABASTECIDO COM BIODIESEL

Autores

  • Anderson Antunes de Paulo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Ronaldo Silvestre da Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Sergio Barbos a Rahde Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Felipe Dalla Vecchia Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Marcus Seferin Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Aline Cristiane Pan Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Carlos Alexandre dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2016.1889

Palavras-chave:

Biodiesel, Motor, Gerador

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo avaliar o desempenho elétrico e as emissões de gases poluentes de um grupo motor-gerador abastecido com diesel-biodiesel. Foram utilizados o diesel comercial (B5) e misturas diesel-biodiesel (B20, B30, B50, B75, B100), com biodiesel produzido a partir de óleo de fritura usado pelo processo de transesterificação em duas etapas. O biodiesel puro foi caracterizado em relação ao seu teor de éster metílico, densidade e ponto de fulgor. As diferentes misturas foram analisadas por espectrometria de infravermelho para quantificar a proporção de biodiesel adicionado ao diesel fóssil. O desempenho elétrico do grupo motor-gerador (13 kVA), foi determinado utilizando um banco de cargas resistivas, sendo este monitorado para determinar a potência total e a potência de cada fase. Durante os ensaios, o grupo motor-gerador também foi instrumentado com um analisador de gases (O2, CO, CO2, NO2, NOx, SO2, HC) por sensores instalados no sistema de exaustão. O consumo de combustível foi determinado pela variação de peso, monitorado em uma balança de precisão. Em relação a potência, o melhor desempenho foi obtido pelo B5, diminuindo do B30 para o B100. Para a eficiência térmica, o melhor comportamento foi observado para o B20, seguido do B30, B50, B75, B100 e B5. Para o consumo de combustível, observou-se o maior consumo para B5 e o menor consumo para o B20. Comparando os resultados sobre as emissões de poluentes, obteve-se um aumento de 4,5% para NOx, 9,6% para NO e 4,5% para CO2 entre B5 e B100, e um decréscimo de 590%, 190%, 2000% e 100% para CO, NO2 e SO2, CxHy, respectivamente. Observou-se uma mudança de comportamento, com o aumento de biodiesel entre B20 e B30, principalmente em relação ao CO e ao desempenho elétrico global.

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Biografia do Autor

Anderson Antunes de Paulo , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

 Faculdade de Engenharia, Faculdade de Química e Faculdade de Física

Ronaldo Silvestre da Costa , Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Faculdade de Engenharia, Faculdade de Química e Faculdade de Física

Sergio Barbos a Rahde, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Faculdade de Engenharia, Faculdade de Química e Faculdade de Física

Felipe Dalla Vecchia, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Faculdade de Engenharia, Faculdade de Química e Faculdade de Física

Marcus Seferin, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Faculdade de Engenharia, Faculdade de Química e Faculdade de Física

Aline Cristiane Pan, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Faculdade de Engenharia, Faculdade de Química e Faculdade de Física

Carlos Alexandre dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Faculdade de Engenharia, Faculdade de Química e Faculdade de Física

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Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

Anais