DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE MONITORAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO OPERACIONAL DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE DE BAIXA TENSÃO

Autores

  • Luiz Henrique Lima Carvalho Universidade Federal do Pará
  • Marcos André Barros Galhardo Universidade Federal do Pará
  • João Tavares Pinho Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia
  • Wilson Negrão Macêdo Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2016.1912

Palavras-chave:

Sistema de monitoração, Sistemas fotovoltaicos conectados à rede, Arduino

Resumo

O presente trabalho visa apresentar as etapas empregadas durante o desenvolvimento de um sistema de monitoração para avaliação de desempenho de um sistema fotovoltaico conectado à rede de baixa tensão. O sistema de monitoração proposto foi desenvolvido utilizando a plataforma de prototipagem eletrônica Arduino como unidade central de aquisição e tratamento do dados. Com o uso de sensores e circuitos eletrônicos de condicionamento de sinais adequados, foi possível construir um protótipo de baixo custo que realiza levantamentos de dados com satisfatória exatidão acerca de variáveis relevantes para a análise operacional do sistema fotovoltaico, como tensão e corrente do gerador fotovoltaico, temperatura na parte posterior do módulo fotovoltaico e irradiância solar. Além disso, o protótipo proporciona que o sistema seja monitorado em tempo real de forma local, através das informações visualizadas nos displays de LCD instalados, tendo assim também utilidade como recurso didático em cursos e oficinas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Henrique Lima Carvalho, Universidade Federal do Pará

Instituto de Tecnologia, Faculdade de Engenharia Elétrica, Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas

Marcos André Barros Galhardo , Universidade Federal do Pará

Instituto de Tecnologia, Faculdade de Engenharia Elétrica, Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas

João Tavares Pinho , Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia

Faculdade de Engenharia Elétrica, Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas

Wilson Negrão Macêdo , Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia

Faculdade de Engenharia Elétrica, Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas

Referências

Amorim, A. S., 2015. Teste e Demonstração para Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal do Pará, Belém, PA.

Arduino, 2015. Dados técnicos sobre o Arduino Mega 2560. Disponível em <http://arduino.cc/en/Main/arduinoBoardMega2560>. Acesso em 25 de agosto de 2015.

Bayrak, G., Cebeci, M., 2013. Monitoring a grid connected PV power generation system with labview, International Conference on Renewable Energy Research and Applications (ICRERA), Madri, Espanha, 549-554.

Brasil. Agência Nacional de Energia Elétrica, 2015. Resolução normativa nº 482 de 17 de abril de 2012. Diário Oficial da União, 19 abr. 2012, seção 1, v. 149, n. 76, p. 53. Brasília, DF.

Celpa, 2015. Norma técnica NT 31.020 de outubro de 2014. Conexão de microgeração distribuída ao sistema de baixa tensão.

Maia, K. C. S., 2011. Monitoração e Análise de um Sistema de Geração Individual com Fontes Intermitentes do Tipo Fotovoltaico, com Disponibilidade Energética Mensal de 13 kWh. Trabalho de conclusão de curso. Universidade Federal do Pará, Belém, PA.

Fuentes, M., Vivar, M., Burgos, J.M., Aguilera, J., Vacas, J.A., 2014. Design of an accurate, low-cost autonomous data logger for PV system monitoring using Arduino™ that complies with IEC standards. Solar Energy Materials and Solar Cells, vol. 130, novembro 2014, p. 529-543.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Como Citar

Carvalho, L. H. L., Galhardo , M. A. B., Pinho , J. T., & Macêdo , W. N. (2016). DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA DE MONITORAÇÃO PARA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO OPERACIONAL DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE DE BAIXA TENSÃO. Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS, 1–8. https://doi.org/10.59627/cbens.2016.1912

Edição

Seção

Anais