METODOLOGIA PARA A AVALIAÇÃO DO POTENCIAL DE GERAÇÃO FOTOVOLTAICA EM ÁREAS URBANAS E SUA APLICAÇÃO NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELO HORIZONTE
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2016.1928Palavras-chave:
Energia Solar Fotovoltaica, Levantamento de Potencial, MetodologiaResumo
Devido à crescente penetração de tecnologias de conversão de energias renováveis, em especial a tecnologia fotovoltaica, bem como advento de novas regulações aplicadas à geração distribuída (GD’s) através de sistemas fotovoltaicos conectados à rede (SFCR’s), surge um campo promissor para a expansão da matriz energética brasileira. Embora tenha-se essa visão, os estudos carecem de ferramentas capazes de mensurar com confiabilidade o valor exato do potencial energético representado pela luz solar convertida em sistemas fotovoltaicos. Neste artigo é descrito um método de levantamento do potencial de geração para os SFCR’s baseado em análises estatísticas, bem como a sua aplicação na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). O ponto central do levantamento consiste em estimar o total de área de telhados disponível para a instalação dos módulos fotovoltaicos, que é obtido por meio de amostragens estatísticas, extrapolando-se os resultados para toda a população estudada. Ao final das análises, foram obtidos dados relativos ao potencial energético da RMBH ao longo de um ano típico, o que foi feito com o auxílio de dados solarimétricos medidos para a região, bem como estimado o potencial instalado de SFCR’s.
Downloads
Referências
ANEEL. Chamada 013:2011 – Projeto Estratégico: “Arranjos Técnicos e Comerciais para a Inserção da Geração Solar Fotovoltaica na Matriz Energética Brasileira”. Brasília, 2011.
ANEEL. Resolução Normativa n. 482, de 17 de Abril de 2012. Brasília, 2012.
BARBETTA, P. A., 2002. Estatística Aplicada às Ciências Sociais, 5ª edição, Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
BERGAMASCO, L. and Asinari, P, 2011. Scalable methodology for the photovoltaic solar energy potential assessment based on available roof surface area: application to Piedmont Region(Italy). Solar Energy, v. 85, p.1041–55.
CANADIA SOLAR INC, 2015. Datasheet V5.3_EN: PV Module CS6P – 260|265P
COMPANHIA ENERGÈTICA DE MINAS GERAIS, 2012. Atlas Solarimétrico de Minas Gerais, CEMIG, Belo Horizonte.
CRESESB/CEPEL., 2014. Manual de Engenharia para Sistemas Fotovoltaicos. CEPEL - Centro de Pesquisas de Energia Elétrica; CRESESB – Centro de Referência para Energia Solar Sérgio de Salvo Brito, Rio de Janeiro.
EPE, 2014. Nota Técnica DEA 19/14 – Inserção de Geração Fotovoltaica Distribuída no Brasil – Condicionantes e Impactos. EPE – Empresa de Pesquisa Energética, Rio de Janeiro.
GHISI, E. et al, 2006. Potential for potable water savings by using rainwater: An analysis over 62 cities in southern Brazil. Building and Environment, Volume 41, Issue 2, pp.204–210.
LANGE, W. 2012. Metodologia de Mapeamento da Área Potencial de Telhados de Edificações Residenciais no Brasil para Fins de Aproveitamento Energético Fotovoltaico. Empresa de Pesquisa Energética/Deutsche Gesellchaft für Internationale Zussamenarbeit (GIZ) GmbH, estudo interno elaborado por meio da TerraGIS, Rio de Janeiro.
MAGALHÃES, N.M., de Lima, A.C.P., 2005. Noções de Probabilidade e Estatística, 6ª edição revisada, Editora da Universidade de São Paulo, São Paulo.
NIEDZIALKOSKI, R. K., 2013. Desempenho de Painéis Solares Mono e Policristalinos em um Sistema de Bombeamento de Água. Tese (Mestrado em Energia na Agricultura), UNIOESTE, Cascavel – PR.
TOLMASQUIM, M. T., 2003. Fontes Renováveis de Energia no Brasil, Editora Interciência, Cinergia, Rio de Janeiro.