PROJETO E CONSTRUÇÃO DE UM CONCENTRADOR SOLAR BIANGULAR DE DOZE LADOS APLICADO À EXTRAÇÃO SÓLIDO-LÍQUIDO

Autores

  • Fernanda Peres Tavares Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Kássia Graciele dos Santos Universidade Federal do Triângulo Mineiro

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2016.1940

Palavras-chave:

Energia Solar, Concentrador solar biangular de doze lados, Energia térmica.

Resumo

A energia solar é abundante, permanente e renovável a cada dia, não polui e nem prejudica o ecossistema, sendo o aproveitamento desta energia tanto como fonte de calor quanto de luz uma das alternativas energéticas mais promissoras para enfrentar os desafios do século. Com base nesse contexto, o presente trabalho consiste no projeto e construção de um protótipo de concentrador solar biangular de doze lados, que se assemelha muito a uma parábola. Esta configuração se destaca por ser econômica e de fácil construção, podendo ser construída com materiais de baixo custo ou materiais descartáveis. O concentrador será empregado no aquecimento direto do solvente utilizado na extração sólido-líquido de óleos. Foi realizado o cálculo do foco do concentrador solar biangular de doze lados, que foi de 25 cm de altura. Foram utilizadas placas de aço e folhas de papel laminado para a montagem do equipamento sobre um suporte com rodas e que permitia a movimentação do concentrador no eixo leste-oeste de acordo com a posição do sol. Após a construção do equipamento, foram realizados testes de aquecimento em batelada com água e com alimentação continua de álcool em diferentes vazões, a fim de checar as temperaturas de estado estacionário, em que serão realizados os testes de lixiviação. No teste de aquecimento batelada, a água chegou a 95 °C, enquanto o álcool, atingiu 73 °C, 63 °C e 49 °C nas vazões de 15, 25 e 35 mL/min, respectivamente, temperaturas estas que são favoráveis ao processo de extração por solvente. Assim, conclui-se que o concentrador solar biangular de doze lados, mesmo tendo o foco disperso, foi eficiente no aquecimento do solvente a ser empregado no processo de lixiviação, o que torna o processo barato e sustentável, podendo ser facilmente reproduzido por comunidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Peres Tavares , Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Departamento de Engenharia Química

Kássia Graciele dos Santos , Universidade Federal do Triângulo Mineiro

 Departamento de Engenharia Química

Referências

ANEEL - Agência Nacional de Energia Elétrica (Brasil). Energia Solar. Disponível em:

<http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/03-Energia_Solar(3).pdf> Acesso em: 22 set 2015.

DIB, Erick Alfred. Projeto e Construção de um Concentrador Solar de Foco Fixo Utilizado para o Aquecimento de um Forno. 2009. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Processos) – Universidade Tiradentes, 2009.

HINRICHS, Roger A.; KLEINBACH, Merlin; REIS, Lineu Belico dos. Energia e meio ambiente. 4 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

HO, Denny Anderson; ITO, Eric Ayao. Projeto e Construção de Aquecedor Solar com Concentrador. 2007. 102 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Mecanica) –Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

MARTINS, Fernando Ramos; PEREIRA, Enio Bueno; ECHER, Mariza Pereira de Souza. Levantamento dos recursos de energia solar no Brasil com o emprego de satélite geoestacionário: O Projeto Swera. Revista Brasileira de Ensino de Física, Brasil, v. 26, n. 2, p.145-159, 2004.

SANTOS, Sebastião Amílcar de Figueiredo; NASCIMENTO FILHO, Jair. Coletores solares: materiais disponíveis no meio rural. In: Encontro de Energia no Meio Rural, 4., 2002, Campinas.

SILVA, Guilherme Gonçalves da. Avaliação ambiental dos benefícios da utilização da energia solar. 2007. 15 f.

Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Ambiental) -Departamento de Engenharia Ambiental. Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2007.

SOUZA FILHO, José Ribeiro de. Projeto, construção e levantamento de desempenho de um concentrador solar cilíndrico parabólico com mecanismo automático e rastreamento solar. 2008. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Departamento de Pós Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.

SOUZA, Luiz Guilherme Meira de; BEZERRA, João Maria.Sistema Alternativo de Aquecimento Solar (2000).

CONEM – Natal-RN. Disponível em: <http://www.abcm.org.br/app/webroot/anais/conem/2000/DC8528.pdf>. Acesso em: 22 set. 2015

URIAS, Patrícia Moisés. Concentrador Solar Biangular de Doze Lados: método alternativo para extração de óleo a partir da semente de pinhão manso. 2014. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) –Departamento de Engenharia Química. Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Uberaba, 2014.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

Anais