EXTRAÇÃO SUSTENTÁVEL DE ÓLEO DE PINHÃO MANSO COM SOLVENTE AQUECIDO POR RADIAÇÃO SOLAR

Autores

  • Fernanda Peres Tavares – Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Kássia Graciele dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2016.1965

Palavras-chave:

Energia Solar, Extração de óleo, Concentrador solar

Resumo

O uso intensivo das reservas esgotáveis de combustíveis fosseis e os problemas ambientais ocasionados por esse uso, tem desencadeado na sociedade a procura por alternativas menos agressivas ao meio ambiente. Deste modo, a energia solar se destaca por ser uma fonte abundante, não poluente, renovável e disponível em qualquer localidade da Terra. Constitui-se portanto numa forma ideal de proteção ao meio ambiente. Com base nesse contexto, o presente trabalho consiste na construção de um protótipo de leito fixo para a extração de óleos vegetais por solvente aquecido por um concentrador solar. O trabalho constituiu-se basicamente de duas etapas. A primeira, relacionou-se a construção do concentrador biangular de doze lados, cujo objetivo foi aquecer de forma direta o solvente (álcool hidratado) utilizado na obtenção de óleo pelo processo de lixiviação de sementes. É importante ressaltar que o concentrador solar biangular de doze lados projetado, comparado aos outros tipos de concentradores, apresentou-se como a configuração mais econômica e de fácil construção. A segunda etapa, de extração, se baseou no estudo da influência de diferentes vazões de solvente (15, 25 e 35 mL/min) sobre a eficiência de extração de óleo da semente de pinhão manso. Deste modo, foi possível verificar que a vazão de alimentação de 25 mL/min garantiu ao processo um maior teor de óleo extraído, pois esta, ao mesmo tempo que proporcionou um bom coeficiente convectivo de transferência de massa, alcançou uma temperatura próxima a temperatura de ebulição do solvente. Nesta etapa também foi possível o cálculo da eficiência média de extração, igual a 88,4 %, sendo que para isso foi necessário realizar a extração convencional pelo método Soxhlet. Por fim, o óleo obtido no processo de extração destaca-se como uma alternativa de fonte de renda, uma vez que este pode ser empregado para diversos fins.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Peres Tavares –, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

 Departamento de Engenharia Química

Referências

ANEEL- Agência Nacional de Energia Elétrica (Brasil). Energia Solar. Disponível em: <http://www.aneel.gov.br/aplicacoes/atlas/pdf/03-Energia_Solar(3).pdf> Acesso em: 22 set 2015.

CREMASCO, Marco Aurélio. Operações Unitárias em Sistemas Particulados e Fluidomecânicos. 2. ed. Campinas: Blucher, 2012.

CRUZ, Marcelle Rodriguez da. Extração do óleo da torta de pinhão manso (Jatropha curcas L.) com etanol para remoção de éster de forbol. 2012. 67 f. Dissertação (Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos) -

Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, 2012.

GANDHI, A. P., et al. Studies on alternative solvents for the extraction of oil‐I soybean. International journal of food science & technology, Oxford, v.38, p.369-375, 2003.

MARTINS, Fernando Ramos; PEREIRA, Enio Bueno; ECHER, Mariza Pereira de Souza. Levantamento dos recursos de energia solar no Brasil com o emprego de satélite geoestacionário: O Projeto Swera. Revista Brasileira de Ensino de Física, Brasil, v. 26, n. 2, p.145-159, 2004.

MORETTO, Eliane; FETT, Roseane. Tecnologia de óleos e gorduras vegetais na indústria de alimentos. São Paulo: Varela, 1998.

PIGHINELLI, Anna Leticia Montenegro Turtelli. Extração mecânica de óleos de amendoim e de girassol para produção de biodiesel via catálise básica. 2007. 80 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Agrícola) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2007.

RAMALHO, Hugo F.; SUAREZ, Paulo A. Z. A Química dos Óleos e Gorduras e seus Processos de Extração e Refino. Revista Virtual de Química, Brasília, v. 5, n. 1, p.2-15, nov. 2012.

REGITANO-D'ARCE, Marisa Aparecida Bismara. Pós colheita e Armazenamento de grãos. São Paulo: Disciplina de Tecnologia de Produtos Agropecuários II, 2002. Disponível em:

http://www.esalq.usp.br/departamentos/lan/pdf/Armazenamentodegraos.pdf. Acesso: 01 out. 2015.

RODRIGUES, Christianne Elisabete da Costa. Utilização de solvente biorenovável nos processos de extração e desacidificação de óleos vegetais. 2011. 171 f. Tese (Doutorado em equilíbrio de Fases e Processos de Separação na Indústria de Alimentos) - Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos da Universidade de São Paulo, Pirassununga, 2011.

SANTOS, Sebastião Amílcar de Figueiredo; NASCIMENTO FILHO, Jair. Coletores solares: materiais disponíveis no meio rural. In: Encontro de Energia no Meio Rural, 4., 2002, Campinas.

SOUZA FILHO, José Ribeiro de. Projeto, construção e levantamento de desempenho de um concentrador solar cilíndrico parabólico com mecanismo automático e rastreamento solar. 2008. 91 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Mecânica) – Departamento de Pós Graduação em Engenharia Mecânica. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.

SOUZA, Luiz Guilherme Meira de; BEZERRA, João Maria.Sistema Alternativo de Aquecimento Solar (2000). CONEM – Natal-RN. Disponível em: <http://www.abcm.org.br/app/webroot/anais/conem/2000/DC8528.pdf>. Acesso em: 22 set. 2015

TOMAZIN JUNIOR, Celso. Extração de óleo de soja com etanol e transesterificação etílica na miscela. 2008. 64 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) - Centro de Energia Nuclear na Agricultura, Piracicaba, 2008.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

Anais