CONCEPÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM CONTROLADOR BASEADO EM LÓGICA DIFUSA, PARA GARANTIR PERPENDICULARIDADE AO SOL, ANALIZANDO OS PONTOS CRITICOS NO SINAL DE CONTROLE

Autores

  • Victor Andrés Patiño Mantilla Universidade Federal de Itajubá
  • Osvaldo José Venturini Universidade Federal de Itajubá
  • José Carlos Escobar Palacio Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2016.1980

Palavras-chave:

Rastreamento solar, Logica Difusa, Ponto Críticos

Resumo

A demanda mundial de energia é crescente, causada principalmente pelo aumento exponencial da população do planeta. O uso de energia solar por meio das tecnologias fotovoltaica e heliotérmica também cresce. Para médias e altas temperaturas, no caso da tecnologia heliotérmica, é indispensável o uso de sistemas de controle que garantam o rastreamento e posicionamento perpendicular ao sol. Isto é comumente realizado mediante modelagem, obtendo os ângulos que relacionam a perpendicularidade do sol com o sistema de captação. Estudos comprovam que o uso do rastreamento solar aumenta a eficiência de entrega de energia entre 15% e 40%. Diversas técnicas podem ser empregadas para o rastreamento solar, sendo que uma delas está baseada na utilização de controladores que usam a lógica difusa. Estas estratégias de controle permitem analisar processos complexos e tomar decisões que garantam uma resposta mais precisa. Assim, apresenta-se neste trabalho a configuração de um controlador baseado em lógica difusa, desenvolvido na ferramenta Labview versão 11.00. Para garantir o posicionamento perpendicular ao sol, o controlador foi criado corrigindo a função de saída, sendo comparada com o erro, reduzindo o “maximum overshoot (Mp)” e o “setting time (Ts)” e assim obtendo o seguimento do “MPPT” da energia gerada pelos sistemas solares. Empregou-se ainda a metodologia conhecida como análise dos pontos críticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Victor Andrés Patiño Mantilla , Universidade Federal de Itajubá

Pós-Graduação em Engenharia de Energia

Osvaldo José Venturini , Universidade Federal de Itajubá

 Departamento de Engenharia Mecânica

José Carlos Escobar Palacio, Universidade Federal de Itajubá

Departamento de Engenharia Mecânica

Referências

A. I. Technology and T. Nadu, “FUZZY LOGIC MPPT CONTROLLER WITH ENERGY MANAGEMENT SYSTEM FOR SOLAR-WIND-BATTERY- DIESEL HYBRID POWER SYSTEM,” vol. 59, no. 3, pp. 643–653, 2014. A F Baba, “Fuzzy logic controller,” 2004.

I. H. Altas and a. M. Sharaf, “A novel maximum power fuzzy logic controller for photovoltaic solar energy systems,” Renew. Energy, vol. 33, no. 3, pp. 388–399, 2008.

J. Karni, “Solar energy: the thermoelectric alternative.,” Nat. Mater., vol. 10, no. 7, pp. 481–482, 2011.

J. Rômulo and V. Lira, “Desenvolvimento de um Rastreador Solar do Tipo Polar com Ajuste do Ângulo de Inclinação,” 2014.

M. A. P. Cisneros and J. Vernon, “Sistemas de Lógica Difusa,” pp. 1–14.

P.-C. Cheng, B.-R. Peng, Y.-H. Liu, Y.-S. Cheng, and J.-W. Huang, “Optimization of a Fuzzy-Logic-Control-Based MPPT Algorithm Using the Particle Swarm Optimization Technique,” Energies, vol. 8, no. 6, pp. 5338–5360, 2015.

REN21, "Renewables 2015, Global Status Report", pp 21-31, 2015

Downloads

Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

Anais