ESTUDOS DE IMPACTOS DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE NO SISTEMA ISOLADO DE PARINTINS-AM
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2012.2001Palavras-chave:
Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede (SFCRs), Impactos de SFCRs na rede de distribuiçãoResumo
O Projeto Parintins, conduzido pela Eletrobras, Amazonas Energia e Cepel, compreende a implantação de uma smart grid e de Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede (SFCRs) na Cidade de Parintins-AM. Trata-se de um sistema de geração termelétrica Diesel isolada, e a implantação dos SFCR em um dos alimentadores da cidade visa avaliar a sua operação real neste tipo de sistema isolado e integrados a uma smart grid. Para isso, identificou-se a necessidade de estudos elétricos prévios para avaliar possíveis perturbações causadas por estes sistemas e orientar sua melhor localização no alimentador. Os resultados de simulações efetuadas no programa Interplan demonstram que a introdução de SFCRs na rede BT deve ser criteriosa na sua instalação, principalmente no que tange à potência instalada total do SFCR e o local de conexão à rede.
Downloads
Referências
Esslinger, Peter; Witzmann, Rolf. Improving Grid Transmission Capacity and Voltage Quality in Low-Voltage Grids with a High Proportion of Distributed Power Plants; Elsevier Energy Procedia 12 (2011), pp. 294-302.
Interplan. Informações sobre o programa Interplan disponíveis na página da empresa Daimon na internet: www.daimon.com.br; 2012.
NREL. Programa computacional Homer©, desenvolvido pelo Laboratório Nacional de Energias Renováveis do Departamento de Energia dos EUA (NREL/US DoE) para o dimensionamento, simulação de operação e otimização de sistemas de geração distribuída, disponível no site http://www.homerenergy.com/; 2012.
Galdino, Marco Antonio; Guimarães, Ana Paula, Montezano, Bruno; Sundata 2.0 - Programa para disponibilização de dados do potencial solarimétrico no Brasil, disponível na página do Cresesb/Cepel na internet: http://www.cresesb.cepel.br/sundata/index.php; 2002.