EXCEDENTE DE REATIVOS EM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2012.2006Palavras-chave:
Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede, Fator de Potência, ReativosResumo
Este trabalho faz uma abordagem simples, mas que irá trazer a tona um problema ainda não discutido, sobre a tarifação de excedente de reativos em unidades consumidoras que colocarem geradores fotovoltaicos amparados no sistema de compensação de energia. Com a resolução normativa ANEEL RN 482/2012, que trata da mini e micro geração distribuída, será permitida a instalação de geradores fotovoltaicos para compensar o consumo elétrico, o que irá fazer com que o fator de potência da unidade consumidora caia, de forma que as distribuidoras passarão a cobrar excedentes de reativos, levando a impactos negativos na atratividade econômica dos sistemas fotovoltaicos, além de repelir medidas que irão trazer maior qualidade a estes sistemas, como a mudança do fator de potência para a atenuação do aumento da tensão no ponto de conexão provocado pela injeção de energia na rede.
Downloads
Referências
AES Eletropaulo, NT 2.018 - Cálculo de Demanda Rede para Acréscimo de Novas Cargas na Rede de Distribuição de Baixa Tensão, 2007.
Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, Resolução Aneel n° 456/2000, 2000.
Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, Audiência Pública n° 042/2011, 2011.
Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, PRODIST – Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional.
Verband Deutscher Elektroingenieure, VDE-AR-N 4105 Generators connected to the low-voltage distribution network – Technical requirements for the connection to and parallel operation with low-voltage distribution networks, 2011.