DIMENSIONAMENTO DE UM SISTEMA DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA FOTOVOLTAICA PARA UMA INDÚSTRIA DE BEBIDAS LOCALIZADA EM SANTA MARIA - RS
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2016.2032Palavras-chave:
energia renovável, building applied photovoltaics, edificações industriaisResumo
Sistemas solares fotovoltaicos (FV) representam uma fonte de energia renovável e, portanto, sustentável que tem apresentado crescimento acelerado na última década. No entanto, grande parte das aplicações do sistema FV, no mundo, acontece em edificações residenciais. Mas, também é possível utilizá-lo em outros tipos de edificações, como por exemplo, as industriais. Nesse contexto, apresenta-se o dimensionamento de um sistema FV para uma indústria de bebidas localizada em Santa Maria – RS. Como base para o dimensionamento do sistema FV foram utilizados os dados obtidos de um sistema instalado no Colégio Politécnico da UFSM. Os dados demonstraram que a cobertura da edificação industrial apresenta possibilidade de geração para atender quase a totalidade da demanda.
Downloads
Referências
ABINEE, Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, 2012. Proposta para Inserção da Energia Solar Fotovoltaica na Matriz Elétrica Brasileira. Grupo Setorial de Sistemas Fotovoltaicos.
Braun-Grabolle, P., 2010. A integração de sistemas solares fotovoltaicos em larga escala no sistema elétrico de distribuição urbana. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
EPE, 2014. Inserção da Geração Fotovoltaica Distribuída no Brasil – Condicionantes e Impactos. Série: Recursos Energéticos. Rio de Janeiro: EPE.
Kaufmann, G. V., 2012. Avaliação do potencial de geração solar fotovoltaica e análise em tempo real da operação de um painel fotovoltaico instalado na cidade de Lajeado-RS. TCC (Curso de Engenharia Ambiental). UNIVATES, Lajeado.
Mancilha, K. C., 2013. Aplicação de energia fotovoltaica para prédios administrativos e áreas industriais. Faculdade de engenharia, curso de engenharia elétrica, Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora.
Miranda, R. F. C., 2013. Análise da inserção de geração distribuída de energia solar fotovoltaica no setor residencial brasileiro. Dissertação (Mestrado em Ciências do Planejamento Energético), COPPE, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Pereira, T. C. G., 2014. Energias renováveis: Políticas públicas e planejamento energético. Curitiba - PR: COPEL.
Pinho, J. T.; Galdino, M. A., 2014. Manual de engenharia para sistemas fotovoltaicos. Rio de Janeiro: CEPEL - CRESESB.
REN21. Renewables 2014. Global Status Report. Disponível em: . Acesso em: 02 jun. 2015.
Rüther, R., 2004. Edifícios solares fotovoltaicos: o potencial da geração solar fotovoltaica integrada a edificações urbanas e interligada à rede elétrica pública no Brasil. Florianópolis: LABSOLAR.
Santos, Í. P. D.; Rüther, R., 2014. Limitations in solar module azimuth and tilt angles in building integrated photovoltaics at low tropical sites in Brazil. Renewable Energy, vol. 63, pp. 116-124.
Santos, I. P., 2013. Desenvolvimento de ferramenta de apoio à decisão em projetos de integração solar fotovoltaica à arquitetura. Tese (Doutorado em Engenharia Civil) - Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
SWERA - Solar and Wind Energy Resource Assessment, 2015. Disponível em: <http://en.openei.org/wiki/SWERA/About>. Acesso em: 23 jun. 2015.