RESULTADOS EXPERIMENTAIS DE 8 MESES DE OPERAÇÃO DE UM SFCR

Autores

  • Marinaldo de Jesus dos Santos Rodrigues
  • Mailson Borges Teles
  • Keila Cristina dos Santos Maia
  • João Tavares Pinho
  • Wilson Negrão Macêdo

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2016.2034

Palavras-chave:

Energia solar, Sistemas fotovoltaicos conectados à rede elétrica

Resumo

Este trabalho mostra alguns resultados de 8 meses de operação de um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica de baixa tensão (SFCR). O gerador FV de tecnologia monocristalina está instalado na área de teste do Laboratório de Energias Renováveis e Eficiência Energética do Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (GEDAE) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Durante quatro meses, o sistema operou com sete módulos fotovoltaicos de 240 Wp e os outros 4 meses com oito módulos de 240 Wp. Primeiro é analisada a produção de energia para todo período e a energia produzida dia-a-dia com o gerador de 1.68 kWp e com o gerador de 1.92 kWp. Após essa análise é realizada um estudo da eficiência de seguimento do ponto de máxima potência para vários níveis de radiação. E por fim é mostrado a produtividade média mensal, a produtividade de referência, as perdas por captura e o rendimento global do sistema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Júnior, N, Wilson, 2014. Monitoramento do Desempenho de Diferentes Tecnologias de Módulos Fotovoltaicos, Dissertação de Mestrado, PPGEE, UFPA, Belém do Pará.

Macêdo, N, Wilson, 2006. Análise do Fator de Dimensionamento do Inversor Aplicado a Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede, Tese de Doutorado, PIPGE, USP, São Paulo.

Zilles, R., 2012. Sistemas Fotovoltaicos Conectados À Rede Elétrica.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

Anais