CONSTRUÇÃO E ANÁLISE DE UM SECADOR SOLAR DE BAIXO CUSTO
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2016.2041Palavras-chave:
Secador Solar, Energia Solar Térmica, Materiais AlternativosResumo
Apresenta-se a construção de um secador solar de baixo custo, aplicado na cidade de Mossoró/RN, sendo este de exposição direta por convecção natural. Tendo como principal objetivo a utilização de materiais alternativos, a fim de torná-lo mais acessível e de fácil processo de construção e manutenção. O secador solar confeccionado é composto por aço 1020; tela de viveiro; placa de isopor, com a função de isolante térmico; e cobertura transparente de vidro. Para as análises de desempenho do secador solar foram realizados dois experimentos distintos utilizando abacaxi, banana e tomate, sendo dois dias para cada experimento, totalizando 10 horas de secagem. A partir dos dados obtidos durante os experimentos realizados, notou-se a boa eficiência do desempenho do secador solar proposto, quando comparado a outros trabalhos realizados, tornando-se viável a utilização deste projeto na cidade e apresentando sua importância para o ambiente social e econômico da região.
Downloads
Referências
Bezerra, Arnaldo Moura. Aplicações Térmicas da Energia Solar. 4. ed. João Pessoa: Editora Universitária UFPB, 2001.
Costa, João Batista Sousa. Obtenção e Caracterização de Farinha de Frutas e Vegetais através do uso de um Sistema de Secagem Solar de Baixo Custo. 74 f. Tese (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2010.
Embrapa - Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Secador solar para produtos agroflorestais. Brasília, 2009. Disponível em: <http://hotsites.sct.embrapa.br/diacampo/programacao/2009/secador-solar-para-produtos-agroflorestais>. Acesso em: 25 ago. 2014.
Guerra, M. I. S. Análise do desempenho térmico de um sistema de aquecimento solar de baixo custo na cidade de Mossoró - RN. 2012. 98 f. Dissertação (Monografia em Engenharia de Energia) - Departamento de Ciências Ambientais e Tecnológicas, Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Mossoró/RN, 2012.
Ibraf - Instituto Brasileiro de Frutas. Panorama da Cadeia Produtiva das Frutas em 2012 e Projeções para 2013. Brasília, 2013. Disponível em: < www.todafruta.com.br/noticia_anexo_arquivo.php?id=39>. Acesso em: 21 ago. 2014.
Matos, Eduardo H. S. F. Dossiê Técnico: Processamento de Frutas Desidratadas. Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Universidade de Brasília - CDT/UnB, 2007. Disponível em: <http://www.respostatecnica.org.br/dossie-tecnico/downloadsDT/MjA2>>. Acesso em: 26 jul. 2014.
Neto, Hermínio J. L. Obtenção de Tomate Seco através do Uso de um Sistema Solar Alternativo de Baixo Custo. 2008. 80 f. Tese (Mestrado em Engenharia Mecânica) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, natal, 2008.
Pereira, Patrícia Alves. Construção e análise de um secador Solar de baixo custo na cidade de Mossoró - RN. 2015. 68 f. Monografia ( Graduação em Ciência e Tecnologia) - Universidade Federal Rural do Semi-Árido.
Silva, Idelfonso Generôzo da. Viabilidade Técnica e Econômica de Secadores Solar e Elétrico na Desidratação de Bananas no Estado do Acre. 2010. 110 f. Tese (Mestrado em Agronomia) - Universidade do Acre, Rio Branco, 2010.
Souza, L; Mendes, J; et al. Obtenção de Tomate Seco através do Uso de um Sistema Solar Alternativo de Baixo Custo. In: 8º Congresso Iberoamericano de Engenharia Mecânica, 2007, Cusco. Anais... Cusco, 2007.
Teixeira, Silvana. Frutas desidratadas: uma atividade comercial em plena expansão no Brasil. Disponível em: <http://www.cpt.com.br/cursos-agroindustria/artigos/frutas-desidratadas-uma-atividade-comercial-em-plena-expansao-no-brasil>. Acesso em: 29 ago. 2014.