COMPARAÇÃO DE RESULTADOS DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA ATRAVÉS DE DIFERENTES BASES DE DADOS DE IRRADIAÇÃO

ESTUDO DE CASO EM CURITIBA

Autores

  • Danilo Carvalho de Gouveia Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Jeanne Moro Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Muza Iwanow Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Rebecca Avença Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Jair Urbanetz Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2016.2042

Palavras-chave:

Energia Solar Fotovoltaica, Atlas Brasileiro de Energia Solar, Geração de Energia

Resumo

Devido a crescente demanda energética as fontes alternativas de geração de energia vêm ganhando espaço cada vez mais. A geração fotovoltaica tem grande potencial no Brasil devido a sua localização, estando em sua maior parte na região intertropical. Vários são os métodos para obtenção de estimativas de energia destes sistemas. Este estudo tem por objetivo realizar a comparação entre os resultados de estimativas de energia gerada e os dados reais obtidos num sistema fotovoltaico na cidade de Curitiba através de três métodos distintos: SWERA, base de dados do INMET e mapa fotovoltaico do Estado do Paraná. Os resultados obtidos com a Base de Dados do INMET foi o que mais se aproximou dos dados reais do sistema fotovoltaico em operação (variação de 0,5%), enquanto que os métodos que utilizam a base de dados do Atlas Brasileiro de Energia Solar apresentaram maior desvio (14,3%, 15,9% e 22,3%). Estas diferenças são justificadas pelo fato de que os dados oriundos do Atlas são uma média de valores ao longo de 10 anos de medições considerando anos típicos e atípicos e os dados do INMET são dados medidos por uma estação solarimétrica em um período de tempo menor na mesma região da geração de energia do sistema fotovoltaico em estudo. Conclui-se que o sistema de base dados do INMET é o que apresenta a melhor fidelidade aos resultados reais de geração de energia e pode ser utilizado para aferição da geração do sistema fotovoltaico após sua instalação. Entretanto, para questões de projeto e dimensionamento, é recomendável ainda se utilizar a base de dados do Atlas Brasileiro de Energia Solar, pois está baseado em um período de referência maior do que os dados do INMET (10 anos contra 4 anos), o que representa erros menores em longo prazo devido às variações climáticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Carvalho de Gouveia, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

 Programa de Pós Graduação em Sistemas de Energia

Jeanne Moro, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

 Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil

Muza Iwanow, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Programa de Pós Graduação em Sistemas de Energia

Rebecca Avença , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

 Programa de Pós Graduação em Sistemas de Energia

Jair Urbanetz Junior , Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Departamento Acadêmico de Eletrotécnica

Referências

MARTINS, F. R.; PEREIRA, E. B.; ABREU, S. L. de; Colle, S. Mapas de irradiação solar para o Brasil – resultados do projeto Swera. Anais XII Simpósio Brasileiro de Sensoriamento Remoto, Goiânia, Brasil, 16-21 abril 2005, INPE, p. 3137-3145.

PEREIRA, E.B.; MARTINS, F. R.; ABREU, S. L. de; RÜTHER, R. Atlas brasileiro de energia solar. 1a Edição. São José dos Campos. 2006.

ROCHA, A. V. Energia Solar Fotovoltaica Unidade III – Módulos Fotovoltaicos. Disponível em:

<http://docente.ifrn.edu.br/alexandrorocha/energias-renovaveis/energia-solar-fotovoltaica/energia-solar-unidade-3_1-modulos-fotovoltaicos> Acesso em: 01 de Dezembro de 2015

SOLAR ENERGY. Dados de monitoramento do sistema fotovoltaico instalado. Disponível em: http://monitor.solarenergy.com.br/dashboard/Default2.aspx?ID=1756fd05-4023-417b-b118-a92f999dcd29. Acessado em Novembro/2015

TIEPOLO, G. M.; CANCIGLIERI JR, O.; URBANETZ JR, J.; VIANA, T.; PEREIRA, E. B.; comparação entre o potencial de geração fotovoltaica no estado do Paraná com Alemanha, Itália e Espanha. V Congresso Brasileiro de Energia Solar – Recife, 31 a 03 de abril de 2014.

TIEPOLO, G. M. Estudo do potencial de geração de energia elétrica através de sistemas fotovoltaicos conectados à rede no estado do Paraná.Tese de Doutorado. Curitiba/PR. 2015

VIANA, T. S.; ZOMER, C. D.; NASCIMENTO, L.; RÜTHER, R. Centro de eventos da UFSC: integração de sistemas fotovoltaicos à arquitetura. IX Encontro nacional e V Latino Americano de Conforto no Ambiente Construído – ENCAC. Ouro Preto. 2007.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

Anais