ESTUDO E IMPLEMENTAÇÃO DE SISTEMAS SEGUIDORES SOLAR
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2016.2062Palavras-chave:
Energia Solar, Geração de energia elétrica, Controle e automaçãoResumo
Ao longo dos anos, com o atual nível de evolução tecnológica, o consumo de energia elétrica vem se tornando cada vez maior, aumentando-se a demanda por novas fontes de geração de energia. E para deixar de utilizar em massa as fontes não renováveis, muitas vezes prejudiciais ao meio ambiente, é necessário se investir em fontes alternativas e renováveis que não agridem tanto os recursos naturais. Em vista disso, o cenário se torna favorável na busca por dispositivos capazes de converter formas de energia que sejam renováveis em energia elétrica. A energia solar, neste contexto, se torna a mais atrativa para o Brasil, tendo em visto sua posição privilegiada no que diz respeito à exposição da radiação solar ao longo de todo o ano. Buscando meios de tornar a energia solar mais atrativa para receber os devidos investimentos, neste trabalho foi desenvolvido um estudo para entender os fundamentos que influenciam no processo de geração das placas solares fotovoltaicas, e desenvolveu-se um protótipo de dispositivo eletromecânico capaz de melhorar a captação de radiação solar da placa chamado de seguidor solar, e em seguida realizou-se um estudo do dispositivo desenvolvido a fim de verificar a eficiência do mesmo e compará-lo a uma placa parada. Por fim, optou-se pela construção de um dispositivo similar de maior proporção, prevendo alterações na estrutura mecânica afim de verificar a viabilidade de aplicação do mesmo para sistemas maiores.
Downloads
Referências
AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA – ANEEL. Resolução Normativa Nº 482, 17 de Abril de 2012. Disponível em: <http://www.aneel.gov.br/cedoc/ ren2012482.pdf>. Acesso em: 19 de abril de 2013.
ALTOGAGREEN. Disponível em: <http://www.altogagreen.com/pt/tecnologia-verde/paineis-solares.html>. Acesso em: 19 de abril de 2013.
BERTOLI, G. Sistemas fotovoltaicos de geração de energia: comparação de desempenho entre um sistema com rastreamento solar e um sistema estático. Trabalho de Conclusão Curso (Graduação em Engenharia Elétrica) – Faculdade de Engenharia. Universidade Estadual Paulista, Bauru (SP), 2012.
BRASIL. Empresa de Pesquisa Energética. Balanço Energético Nacional 2012 – Ano base: 2011: Resultados Preliminares. Rio de Janeiro: EPE, 2012.
CASTRO, Nivalde; MARTINI, Sidnei; BRANDÃO, Roberto; DANTAS, Guilherme, TIMPONI, Raul. A importância das fontes alternativas e renováveis na evolução da matriz elétrica brasileira. In: V Seminário de Geração e Desenvolvimento Sustentável. Fundación Mapfre, 2009.
COGEN (Associação da Indústria de Cogeração de Energia). Inserção da Energia Solar no Brasil. São Paulo; 2012. 79 p.
HINRICHS, Roger; KLEINBACH, Merlin; REIS, Lineu. Energia e Meio Ambiente. São Paulo (SP): Cengage Learning, 2010.
HODGE, B. K. Sistemas e aplicações de energia alternativa. Rio de Janeiro (RJ): LTC, 2011.
JARDIM, Carolina; SALAMONI, Isabel, RÜTHER, Ricardo; KNOB, Paulo; DINIZ, Antônia. O potencial dos sistemas fotovoltaicos interligados à rede elétrica em áreas urbanas: dois estudos de caso. Campinas (SP). In Procedings of the 5th Encontro de Energia no Meio Rural, 2004.
KRYBUS, Marcelo; PASCALICCHIO, Agostinho. Viabilidade econômica de implantação de energia solar em pequenas comunidades isoladas. In: VII Jornada de Iniciação Científica da Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2011, São Paulo (SP).
M. G. Villalva, J. R. Gazolli, Energia Solar Fotovoltaica, São Paulo: Editora Érica Ltda., 2012.
MARINESCU, D.; MARINESCU, C. Control Optimizing Algorithm for Soft Sun-Trackers. In: IEEE International Conference on Automation, Quality and Testing, Robotics, 2006. Volume 1, pp. 54-57. 2006.
PERLOTTI, E; et al. Proposta para Inserção da Energia Solar Fotovoltaica na Matriz Elétrica Brasileira. 2012. 176 f. (Relatório Técnico) - Estudo do Grupo Setorial de Sistemas Fotovoltaicos da Abinee, LCA Consultores, PSR Soluções e Consultoria em Energia.