CONTRIBUIÇÕES PARA MEDIÇÃO E VERIFICAÇÃO EM PROJETOS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA ENVOLVENDO AQUECIMENTO SOLAR DE ÁGUA EM RESIDÊNCIAS DE FAMÍLIAS DE BAIXA RENDA

Autores

  • Bruno Gregorio Menita Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • José Luis Domingos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Elder Geraldo Domingues Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Aylton José Alves Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Wesley Pacheco Calixto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás
  • Adriano Ferreira de Faria CELG Distribuição S/A
  • Marcio Leonel Silva Miguel CELG Distribuição S/A

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2016.2073

Palavras-chave:

aquecimento solar de água, eficiência energética, medição e verificação de performance

Resumo

Recentemente procedimentos de Medição e Verificação (M&V) adaptados do Protocolo Internacional de Medição e Verificação de Performance (PIMVP) foram disponibilizados pela Agência Nacional de Energia Elétrica para avaliação dos ganhos energéticos resultantes de Projetos de Eficiência Energética (PEE) das concessionárias de distribuição de energia elétrica no Brasil. O presente trabalho contempla contribuições obtidas a partir da primeira aplicação do procedimento de M&V adaptado do PIMVP específico para PEE envolvendo substituição de chuveiro elétrico por sistema de aquecimento solar de água em residências de famílias de baixa renda no estado de Goiás. Destacam-se entre estas contribuições: i) constatação da importância da obtenção do nível de precisão da amostragem para pelo menos um dos parâmetros chaves, recomendando-se a maior estimativa para a definição da amostragem inicial e o planejamento de tempo e de recursos para medição complementar; ii) verificação da importância do alinhamento dos períodos de linha de base e de instalação do sistema de aquecimento solar nas residências componentes da amostragem, a fim de se evitar a redução do número de amostras devido à desconsideração de dados de medição; iii) levantamento e armazenamento de informações que possam subsidiar análises críticas a respeito dos resultados das etapas de M&V; iv) constatação da importância de se desenvolver metodologia de propagação para o ano completo da economia de energia e redução na demanda de ponta verificada em determinado período do ano, considerando-se assim a sazonalidade regional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Agência Nacional de Energia Elétrica – Programa De Eficiência Energética, 2014-a. Procedimentos do Programa de Eficiência Energética – PROPEE, Brasília.

Agência Nacional de Energia Elétrica – Programa de Eficiência Energética, 2014-b. Guia de Medição e Verificação para Programa de Eficiência Energética Regulado pela ANEEL, Brasília.

Agência Nacional de Energia Elétrica – Programa de Eficiência Energética, 2014-c. Plano de M&V para aquecimento de água em baixa renda, Brasília.

Cabral, P., 2004. Erros e incertezas nas medições, Instituto Superior de Engenharia do Porto, Porto.

Centrais Elétricas Brasileiras S/A, 2012. Energia solar para aquecimento de água do Brasil: contribuições da Eletrobrás Procel e parceiros, Eletrobrás, Rio de Janeiro.

Efficiency Valuation Organization, 2012. Protocolo Internacional de Medição e Verificação de Performance: Conceitos e Opções para a Determinação de Economias de Energia e de Água, Volume 1, EVO, Toronto.

Kaiser, M., Pulsipher, A., 2010. Preliminary assessment of the Louisiana Home Energy Rebate Offer program using IPMVP guidelines, Elsevier: Applied Energy, vol. 87, pp. 691-702.

Menita, B. G., 2015. Medição e Verificação em Projetos de Eficiência Energética Envolvendo Aquecimento Solar de Água em Habitações de Famílias de Baixa Renda, Dissertação de Mestrado, IFG, Goiânia.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Edição

Seção

Anais