ANÁLISE PRELIMINAR DE UM SISTEMA SOLAR FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE ELÉTRICA DE 12,6 kWp, INSTALADO EM UM PRÉDIO COMERCIAL NA CIDADE DE BELÉM, ESTADO DO PARÁ

Autores

  • Luis Carlos Macedo Blasques Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Silvio Bispo do Vale Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2012.2074

Palavras-chave:

Energia Solar, Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede, Dados Operacionais, Análise Econômica

Resumo

O presente trabalho apresenta a análise de um sistema fotovoltaico conectado à rede elétrica (SFCR), de 12,6 kWp, instalado em um prédio comercial na cidade de Belém, estado do Pará. O trabalho, além de abordar aspectos relacionados à viabilidade econômica da instalação, aborda também dados de monitoração e resultados operacionais preliminares do sistema, composto por 60 módulos de 210 Wp cada, 3 inversores de 3,8 kW cada, além de demais acessórios de instalação. Este é o primeiro SFCR instalado em um prédio comercial no estado do Pará e, segundo informações não confirmadas, o primeiro da região Norte do Brasil instalado fora do âmbito de projetos de pesquisa. Os resultados da análise operacional indicam fator de capacidade médio anual de 15,53%. A avaliação econômica aponta para um custo total de instalação de aproximadamente R$ 11.140,00/kWp, resultando em um custo de energia, considerando-se um horizonte de planejamento de 25 anos e uma taxa de desconto de 8%, de R$ 0,72/kWh, custo ainda 39% superior à tarifa praticada pela concessionária local para consumidores de baixa tensão. O trabalho também apresenta projeção de custos em função de diferentes dados de entrada. Os resultados, fundamentados na tendência de redução de custos de SFCR, indicam um panorama altamente favorável a estes tipos de instalações, que se tornará ainda mais favorável após a publicação de legislação específica do setor, discutida através das Consultas Públicas No 015/2010 e No 042/2011, onde se estabelece o sistema de compensação de energia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Carlos Macedo Blasques, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Coordenação de Eletrotécnica

Silvio Bispo do Vale, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará, Faculdade de Ciências Exatas e Tecnologia

Referências

Blasques, L. C. M., Tupiassú, A. F. e Pinho, J. T. 2005. Análise Econômica de Tecnologias para Eletrificação de uma Pequena Comunidade Isolada da Amazônia. XVIII SNPTEE – Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica, Curitiba.

EPIA - European Photovoltaic Industry Association, 2012. Market Report 2011. Disponível online em http://www.epia.org/publications/epiapublications.html. Acessado em 26/03/2012.

IEA - International Energy Agency, 2011. Trends in photovoltaic applications: Survey report of selected IEA countries between 1992 and 2010, Report IEA-PVPS T1-20:2011.

METEONORM, 2008. Programa computacional METEONORM 6.0 (Global Climatological Database), Versão 6.0.1.2, desenvolvido pela companhia METEOTEST, Suíça, http://www.meteotest.ch.

MME - Ministério de Minas e Energia, 2009. Estudo e propostas de utilização de geração fotovoltaica conectada à rede, em particular em edificações urbanas. Relatório do Grupo de Trabalho de Geração Distribuída com Sistemas Fotovoltaicos – GT-GDSF, SPE, DDE, Brasília.

Rodrigues, C. N., 2008. Centrais solares fotovoltaicas ligadas à rede eléctrica: projecto, monitorização e análise do desempenho das centrais PV do Edifício Solar XXI, utilização dos resultados obtidos no desenvolvimento de modelos numéricos do funcionamento deste tipo de centrais. Provas de Acesso à categoria de Investigador Auxiliar, INETI, Lisboa.

Zilles, R., 2010. Geração Distribuída com Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede (SFCR). Palestra apresentada na Oficina de Trabalho sobre Sistemas Fotovoltaicos para Microrredes Isoladas e Interligados à Rede Elétrica, INCT-EREEA, UFPA, Belém.

Downloads

Publicado

2012-12-21

Edição

Seção

Anais