CARACTERIZAÇÃO DE POTENCIAL EÓLICO

ESTUDO DE CASO PARA MARACANAÚ (CE), PETROLINA (PE) E PARNAÍBA (PI)

Autores

  • Tatiane Carolyne Carneiro Universidade Federal do Ceará
  • Paulo Cesar Marques de Carvalho Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2079

Palavras-chave:

Energia eólica, Séries de velocidade do vento, Análise estatística

Resumo

Nos últimos anos a energia eólica tem se tornando cada vez mais competitiva no cenário mundial, fazendo com que sua participação na matriz elétrica apresente uma forte expectativa de crescimento. O presente artigo apresenta uma avaliação estatística para caracterização do potencial eólico para os municípios de Maracanaú-CE, Petrolina-PE e Parnaíba-PI. A modelagem estatística permite entender o comportamento futuro do processo estocástico associado à velocidade do vento, de suma importância para estimação da eletricidade a ser gerada e do fator de capacidade de turbinas eólicas, avaliação de potencial eólico de regiões de interesse e dos impactos associados a operação dos sistemas elétricos. Essa análise estatística das séries de velocidade de vento é realizada visando detectar padrões de sazonalidade e comportamentos que possam auxiliar na descrição do processo estocástico que se pretende modelar. Os padrões médios com melhores velocidades do vento ocorreram em Parnaíba (10 e 11m/s – melhor mês do ano ) seguido de Petrolina ( 8 e 9 m/s – melhor mês do ano). A regularidade da velocidade do vento torna estes municípios regiões favoráveis para o aproveitamento da fonte eólica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiane Carolyne Carneiro, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará, Departamento de Engenharia Elétrica

Paulo Cesar Marques de Carvalho, Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará, Departamento de Engenharia Elétrica

Referências

Associação Brasileira de Energia Eólica. http://www.abeeolica.org.br. Acessado em: 07 de outubro de 2013.

Carvalho, P.C.M., 2003.Geração eólica. 146p. 1ª edição, Fortaleza – CE, Editora Imprensa Universitária.

Dalmas, A. 2007. Estudo do potencial eólico e previsão de ventos para geração de eletricidade em Santa Catarina. Dissertação de mestrado, UFSC, Santa Catarina.

Maceira, M. E. P., Penna, D. D. J., Pessanha, J. F. M., Melo, A. C. G., 2011. Modelagem estatística de ventos para utilização nos modelos de planejamento e operação. Florianópolis – Santa Catarina. XXI SNPTEE – Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica.

Malta, C. S. 2009. Estudo de séries temporais de vento utilizando análise estatística e agrupamento de dados, Dissertação de Mestrado, Escola politécnica, UFRJ, Rio de Janeiro.

Rocha, P. A. C., Sousa, R. C., Andrade, C. F., Silva, M. E. V. 2012. Comparison of seven numerical methods for determining Weibull parameters for wind energy generation in the northeast region of Brazil, Applied Energy, vol. 89. Pp. 395-400.

www.ibge.gov.br Acessado em 18 de novembro de 2013.

Downloads

Publicado

2014-04-13

Como Citar

Carneiro, T. C., & Carvalho, P. C. M. de. (2014). CARACTERIZAÇÃO DE POTENCIAL EÓLICO: ESTUDO DE CASO PARA MARACANAÚ (CE), PETROLINA (PE) E PARNAÍBA (PI). Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS. https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2079

Edição

Seção

Anais