INSTALAÇÃO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS RESIDENCIAIS CONECTADOS À REDE ELÉTRICA DE DISTRIBUIÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2084Palavras-chave:
Energia Solar, Sistemas Fotovoltaicos, Geração DistribuídaResumo
O atual processo brasileiro de regulamentação e incentivo à geração de energias renováveis deve proporcionar um cenário promissor para a energia solar fotovoltaica. Este trabalho apresenta a descrição do projeto de 120 telhados fotovoltaicos no Brasil a serem implantados nos próximos anos e que visa delimitar as condições e impactos da geração distribuída de energia elétrica a partir de sistemas fotovoltaicos em telhados de consumidores na rede de baixa tensão. O trabalho descreve especialmente o estágio atual dos telhados fotovoltaicos que serão instalados em um condomínio de residências na cidade de Porto Alegre localizada no sul do Brasil e destacando os requesitos e condições necessárias exigidas pela concessionária proprietária da rede elétrica de distribuição onde os sistemas fotovoltaicos serão conectados.
Downloads
Referências
ABNT, Associação Brasileira de Normas Técnicas. (1988). NBR 6123: Forças Devidas ao Vento em Edificações.
ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica. (2013). Informações Técnicas: Banco de informação de Geração.
ANEEL, Agência Nacional de Energia Elétrica. (2012). Resolução Normativa nº482.
CEEE-D, Companhia Estadual de Energia Elétrica do Estado do Rio Grande do Sul. (2012). Procedimentos de Distribuição: Acesso de Mini e Microgeração com Fontes Renováveis e Cogeração Qualificada ao Sistema de Distribuição.
IEA-PVPS, International Energy Agency - Photovoltaic Power Systems Programme. (2013) PVPS Report A Snapshot of Global PV 1992-2012. Preliminary Information from the IEA PVPS Programme.
Krenzinger, A; Zilles, R. (2012). Fotovoltaica en Brasil: Potencial, Mercado y Políticas Públicas. XV Congresso Ibérico y X Congresso Iberoamericano de Energia Solar. Vigo, Galícia, Espanha