ANÁLISE DO DESEMPENHO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS FIXOS E COM RASTREADOR SOLAR
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2085Palavras-chave:
Energia Solar, Sistemas fotovoltaicos, Rastreadores solaresResumo
Este trabalho apresenta o estudo da análise comparativa entre sistemas fotovoltaicos fixos e com rastreador solar realizado com o Software desenvolvido pelo NREL (National Renewable Energy Laboratory) dos Estados Unidos, que possibilita rodar simulações de diversos sistemas de energia. As cidades escolhidas para simulação dos sistemas fotovoltaicos foram Petrolina - PE e Florianópolis - SC. Essas escolhas se baseiam no fato de que as duas cidades possuem incidência solar bastante diferente, pois uma cidade fica no sul, onde há muita nebulosidade, e a outra cidade está localizada no nordeste, onde há uma incidência solar mais elevada. O sistema simulado é do tipo SFCR (Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede), sendo constituído basicamente pelos seguintes equipamentos: 33 módulos Kyocera modelo KD 230GX-LFB, com potência nominal de 230 Wp cada um, eficiência 14,51%, tecnologia das células de silício multicristalino, sendo 3 strings em paralelo com 11 módulos em série para cada string, um inversor SMA modelo SB7000US 208V, com capacidade máxima de 7366,1 Wcc e eficiência máxima de 95,76%. A potência nominal do sistema avaliado é de 7,58 kWP e a área total dos módulos é de 52,3 m2. Há significativa diferença no desempenho dos sistemas simulados, pelo simples fato de que os sistemas com rastreador solar conseguem otimizar a captação de energia solar, uma vez que os raios solares estão sempre incidindo de maneira perpendicular nos módulos fotovoltaicos, aumentando assim a energia gerada. Vale ressaltar que para a instalação de um sistema com rastreador solar há um custo financeiro e energético. Estes custos não foram considerados neste artigo, uma vez que o objetivo é avaliar comparativamente a influência do rastreador solar na geração fotovoltaica.
Downloads
Referências
Alvarenga, C. A. Energia solar. UFLA/FAEPE, Lavras, MG, 2001.
Braga, R. P. Energia solar fotovoltaica Fundamentos e Aplicações. UFRJ Escola Politécnica, Departamento de Engenharia Elétrica: Rio de Janeiro. 2008 p 33.
Bühler, A. J. Estudo de Técnicas de Determinação Experimental e Pós-Processamento de Curvas Características de Módulos Fotovoltaicos. Tese de Doutorado, PROMEC/UFRGS, Porto Alegre RS, 2011.
Castañeda, C. E. F. Desenvolvimento de um Rastreador Solar Passivo por Transferência de Massa. Dissertação, PRODETEC/LACTEC, Curitiba, PR, 2011.
Cortez, R. J. M. Sistema de Seguimento Solar em Produção de Energia Fotovoltaica. Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. FEUP – Faculdade de engenharia do Porto, 2013.
Honorato, F. P. P: Tecnologia para Texturização Hemisférica Suave de Células Solares Fotovoltaicas; Dissertação (mestrado) ; UFMG – Belo Horizonte, 2007, p20 e p24.
Marques, Afonso. Seguidores Solares. Disponível em: <http://www.profafonso.com/>. Acessado em: 17 Nov. 2013.
Requena, M. B. Células Solares: Fundamentos e Aplicações. Departamento de Física. UNESP. Rio Claro, 2009, p 18.
Nascimento, C. A. Princípio de funcionamento da célula Fotovoltaica, Lavras, MG, 2004. Disponível em <http://www.solenerg.com.br/files/monografia_cassio.pdf>.
NREL, National Renewable Energy Laboratory. System Advisor Model (SAM). Disponível em: <https://sam.nrel.gov/content/downloads>.
Oliveira, M. M. Análise de desempenho de um gerador fotovoltaico com seguidor solar azimutal. Dissertação, PROMEC/UFRGS, Porto Alegre, RS, 2008.
Oliveira, C. A. A. Desenvolvimento de um Protótipo de Rastreador Solar de Baixo Custo e sem Baterias. Dissertação, PROTEN/UFPE, Recife, PE, 2007.
USP, Universidade de São Paulo. Fontes Alternativas de energia. Disponível em: <http://fisica.cdcc.sc.usp.br/olimpiadas/01/artigo1/fontes_eletrica.html>. Acessado em: 18 Nov. 2013.