ANÁLISE DO DESEMPENHO DE SISTEMAS FOTOVOLTAICOS FIXOS E COM RASTREADOR SOLAR

Autores

  • Bruno Dal Pont Silva Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patrick Nikson Rubbo Universidade Federal de Santa Catarina
  • Giuliano Arns Rampinelli Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2085

Palavras-chave:

Energia Solar, Sistemas fotovoltaicos, Rastreadores solares

Resumo

Este trabalho apresenta o estudo da análise comparativa entre sistemas fotovoltaicos fixos e com rastreador solar realizado com o Software desenvolvido pelo NREL (National Renewable Energy Laboratory) dos Estados Unidos, que possibilita rodar simulações de diversos sistemas de energia. As cidades escolhidas para simulação dos sistemas fotovoltaicos foram Petrolina - PE e Florianópolis - SC. Essas escolhas se baseiam no fato de que as duas cidades possuem incidência solar bastante diferente, pois uma cidade fica no sul, onde há muita nebulosidade, e a outra cidade está localizada no nordeste, onde há uma incidência solar mais elevada. O sistema simulado é do tipo SFCR (Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede), sendo constituído basicamente pelos seguintes equipamentos: 33 módulos Kyocera modelo KD 230GX-LFB, com potência nominal de 230 Wp cada um, eficiência 14,51%, tecnologia das células de silício multicristalino, sendo 3 strings em paralelo com 11 módulos em série para cada string, um inversor SMA modelo SB7000US 208V, com capacidade máxima de 7366,1 Wcc e eficiência máxima de 95,76%. A potência nominal do sistema avaliado é de 7,58 kWP e a área total dos módulos é de 52,3 m2. Há significativa diferença no desempenho dos sistemas simulados, pelo simples fato de que os sistemas com rastreador solar conseguem otimizar a captação de energia solar, uma vez que os raios solares estão sempre incidindo de maneira perpendicular nos módulos fotovoltaicos, aumentando assim a energia gerada. Vale ressaltar que para a instalação de um sistema com rastreador solar há um custo financeiro e energético. Estes custos não foram considerados neste artigo, uma vez que o objetivo é avaliar comparativamente a influência do rastreador solar na geração fotovoltaica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrick Nikson Rubbo, Universidade Federal de Santa Catarina

Curso de Engenharia de Energia

Giuliano Arns Rampinelli, Universidade Federal de Santa Catarina

Curso de Engenharia de Energia

Referências

Alvarenga, C. A. Energia solar. UFLA/FAEPE, Lavras, MG, 2001.

Braga, R. P. Energia solar fotovoltaica Fundamentos e Aplicações. UFRJ Escola Politécnica, Departamento de Engenharia Elétrica: Rio de Janeiro. 2008 p 33.

Bühler, A. J. Estudo de Técnicas de Determinação Experimental e Pós-Processamento de Curvas Características de Módulos Fotovoltaicos. Tese de Doutorado, PROMEC/UFRGS, Porto Alegre RS, 2011.

Castañeda, C. E. F. Desenvolvimento de um Rastreador Solar Passivo por Transferência de Massa. Dissertação, PRODETEC/LACTEC, Curitiba, PR, 2011.

Cortez, R. J. M. Sistema de Seguimento Solar em Produção de Energia Fotovoltaica. Mestrado Integrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores. FEUP – Faculdade de engenharia do Porto, 2013.

Honorato, F. P. P: Tecnologia para Texturização Hemisférica Suave de Células Solares Fotovoltaicas; Dissertação (mestrado) ; UFMG – Belo Horizonte, 2007, p20 e p24.

Marques, Afonso. Seguidores Solares. Disponível em: <http://www.profafonso.com/>. Acessado em: 17 Nov. 2013.

Requena, M. B. Células Solares: Fundamentos e Aplicações. Departamento de Física. UNESP. Rio Claro, 2009, p 18.

Nascimento, C. A. Princípio de funcionamento da célula Fotovoltaica, Lavras, MG, 2004. Disponível em <http://www.solenerg.com.br/files/monografia_cassio.pdf>.

NREL, National Renewable Energy Laboratory. System Advisor Model (SAM). Disponível em: <https://sam.nrel.gov/content/downloads>.

Oliveira, M. M. Análise de desempenho de um gerador fotovoltaico com seguidor solar azimutal. Dissertação, PROMEC/UFRGS, Porto Alegre, RS, 2008.

Oliveira, C. A. A. Desenvolvimento de um Protótipo de Rastreador Solar de Baixo Custo e sem Baterias. Dissertação, PROTEN/UFPE, Recife, PE, 2007.

USP, Universidade de São Paulo. Fontes Alternativas de energia. Disponível em: <http://fisica.cdcc.sc.usp.br/olimpiadas/01/artigo1/fontes_eletrica.html>. Acessado em: 18 Nov. 2013.

Downloads

Publicado

2014-04-13

Edição

Seção

Anais