INFLUÊNCIA DA VARIAÇÃO ESPECTRAL NA RESPOSTA DE RADIÔMETROS FOTOVOLTAICOS

Autores

  • Celso Israel Fornari Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • Waldeir Amaral Vilela Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • Antonio Fernando Beloto Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • Luiz Angelo Berni Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
  • Dalmo Geraldo Pasin Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2109

Palavras-chave:

Espectro solar, radiação solar, radiômetros, irradiância

Resumo

A radiação solar que atinge uma determinada região da superfície terrestre está intimamente relacionada às condições climáticas do local, pois alteram o espectro solar incidente. A variação do perfil espectral da radiação eletromagnética proveniente do sol pode ocasionar erros significativos em medidas de irradiância realizadas por sensores fotovoltaicos de silício. O perfil espectral muda em função das variações ambientais, presença de aerossóis, espessura da camada de massa de ar entre outros. O objetivo deste trabalho é analisar o impacto da variação espectral em medidas realizadas com sensores fotovoltaicos e analisar a influência das variações ambientais em medidas realizadas com radiômetros fotovoltaicos. Os dados utilizados neste estudo foram coletados por duas Unidades de Monitoramento Ambiental. O espectro solar foi coletado por um espectrômetro com faixa de operação entre o ultravioleta e o infravermelho próximo. A análise dos dados se baseou na variação do perfil espectral em função da hora do dia e durante o período de coleta. O estudo do descasamento espectral mostrou que este fator pode ser responsável por grande parte de erros de medidas em radiômetros fotovoltaicos que utilizam elemento sensor de silício. O erro médio estimado através da análise do espectro solar para um radiômetro fotovoltaico devido ao descasamento espectral, dentro da sua faixa de operação, foi de 2,5 %. A análise dos dados registrados para irradiância no mesmo período e horário de coleta dos espectros mostram que a diferença média foi de 3,3 % entre radiômetros fotovoltaicos e radiômetros de termopilha, considerado como padrão de referência.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Celso Israel Fornari, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Laboratório Associado de Sensores e Materiais- LAS

Waldeir Amaral Vilela, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Laboratório Associado de Sensores e Materiais- LAS

Antonio Fernando Beloto, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Laboratório Associado de Sensores e Materiais- LAS

Luiz Angelo Berni, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Laboratório Associado de Sensores e Materiais- LAS

Dalmo Geraldo Pasin, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Laboratório Associado de Sensores e Materiais- LAS

Referências

Fornari C. I. Unidade de monitoramento ambiental para o estudo da irradiância solar e sensores. Dissertação de mestrado, INPE, São José dos Campos, 2013.

Guimarães A. P. C. Estimativa de parâmetros da camada atmosférica para calculo da irradiação solar incidente na superfície terrestre. 2003. Tese de doutorado, UFRJ, Rio de Janeiro, 2003.

Haag R. Estimativa da distribuição espectral da radiação solar sobre o território brasileiro através de análise multiinstrumental. 2012. Tese de doutorado, UFRGS, Porto Alegre, 2012.

Kottek M., Grieser J., Beck C., Rudolf B., Rubel F. World map of the Köppen-Geiger climate classification updated, Meteorologische Zeitschrift, Vol. 15, No. 3, 259-263, 2006.

McCartney E. J. Absorption and emission by atmospheric gases. John Wiley & Sons, 1983.

Valley, S. L. Handbook of geophysics and space environments. United States Air Force, Cambridge, 1965.

Vilela W. A. Estudo, desenvolvimento e caracterização de radiômetros para medidas da radiação solar. Tese de doutorado, INPE, São José dos Campos, 2010.

Würfel, P. Physics of solar cells, Wiley, 2005.

Zhou, C.; Michalsky, J.; Harrison, L. Comparison of irradiance measurements made with the multi-filter rotating shadow band radiometer and first-class thermopile radiometers, Solar Energy, v. 2, p. 487-491, 1995.

Downloads

Publicado

2014-04-13

Edição

Seção

Anais