O USO DA ANÁLISE HIERÁRQUICA COMO AUXÍLIO NA TOMADA DE DECISÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EM ENERGIA EÓLICA CONSIDERANDO ASPECTOS DE SUSTENTABILIDADE

Autores

  • Wilson Pereira Barbosa Filho Fundação Estadual do Meio Ambiente
  • Abílio César Soares de Azevedo Fundação Estadual do Meio Ambiente
  • Luciano de Souza Vinti de Andrade Fundação Estadual do Meio Ambiente

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2110

Palavras-chave:

energia eólica, sustentabilidade, política pública, análise hierárquica

Resumo

Esse artigo apresenta um estudo no âmbito da análise hierárquica de multicritérios visando o auxílio de tomada de decisão em Políticas Públicas utilizando o Método de Análise Hierárquica (AHP), para quatro áreas promissoras no desenvolvimento de usinas eólicas no Estado de Minas Gerais de acordo com potencial eólico apresentado no Atlas Eólico da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), com o objetivo de apontar qual a região do Estado que tende a ser mais favorecida no aspecto de desenvolvimento socioeconômico e ambiental. Para o levantamento das informações, além desse Atlas, utilizou-se o Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de Minas Gerais (ZEE), de acesso público elaborado pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) em parceria com a Universidade Federal de Lavras, onde são apresentados diversos fatores e índices socioeconômicos e ambientais diferentes. Os resultados desta análise podem auxiliar o Governo do Estado em priorizações de Políticas Públicas para a área contemplada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wilson Pereira Barbosa Filho, Fundação Estadual do Meio Ambiente

Gerência de Energia e Mudanças Climáticas

Abílio César Soares de Azevedo, Fundação Estadual do Meio Ambiente

Gerência de Energia e Mudanças Climáticas

Luciano de Souza Vinti de Andrade, Fundação Estadual do Meio Ambiente

Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento

Referências

Barbosa, W. P. F., Azevedo, A. C. S. 2013. Impactos Ambientais em Usinas Eólicas. Disponível em: http://feam.br/images/stories/arquivos/mudnacaclimatica/2013/ag-267.pdf. Acesso em: 12 dez 2013.

CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais, 2010. Atlas Eólico de Minas Gerais. Belo Horizonte, Minas Gerais.

CRESESB – Centro de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio de Salvo Brito. Atlas do Potencial Eólico Brasileiro, pp. 43.

Gomes, L. F. A. M., Araya, M. C.G., Carignamo, C.. 2004. Tomada de Decisão em Cenários Complexos, pp.41-61.

Melo, E. Santos, R., Yamamoto, S. As políticas energéticas e a regulamentação do marco legal do mercado brasileiro de energia renovável. Disponível em: http://www.portalabeeolica.org.br/index.php/artigos/174-as-pol%C3%ADticas-energ%C3%A9ticas-e-a-regulamenta%C3%A7%C3%A3o-do-marco-legal-do-mercado-brasileiro-de-energia-renov%C3%A1vel.html. Acesso em: 10 dex 2013.

Simas, M. 2012. Energia Eólica e o desenvolvimento sustentável no Brasil: Estimativa da Geração de empregos por meio de uma Matriz de Insumo-Produto Ampliada. Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo – USP. São Paulo.

Scolforo, J. R., Oliveira, A. D., Carvalho, L. M. T. 2008. ZEE - Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de Minas Gerais.

Zahedi, F. 1986. The Analytic Hierrchy Process – A Survey of the Method and its Applications. Informs Pubs OnLine. Disponível em: http://pubsonline.informs.org/doi/abs/10.1287/inte.16.4.96. Acesso em: 12 dez 2013.

Downloads

Publicado

2014-04-13

Edição

Seção

Anais