SIMULAÇÃO E ANÁLISE DE DESEMPENHO DE TECNOLOGIAS DE MÓDULOS FOTOVOLTAICOS EM DIFERENTES MUNICÍPIOS BRASILEIROS

Autores

  • Catherine da Rosa Rossi Universidade Federal de Santa Catarina
  • Gelon de Freitas Leite Universidade Federal de Santa Catarina
  • Giuliano Arns Rampinelli Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2125

Palavras-chave:

Energia Solar Fotovoltaica, Módulos Fotovoltaicos, Tecnologia Fotovoltaica

Resumo

O Brasil, com suas condições geológicas e climáticas muito favoráveis, possui um dos maiores e melhores potenciais energéticos do mundo, com grande utilização das fontes renováveis de energia, destacando-se entre elas a hidroeletricidade, a biomassa e a fotovoltaica. A cada dia novas pesquisas vêm apresentando diferentes tecnologias para utilização e aproveitamento da energia solar, fonte da tecnologia fotovoltaica citada anteriormente. Devido às diversas tecnologias de módulos fotovoltaicos presentes atualmente no mercado mundial, uma revisão teórica sobre o tema e uma simulação de sistemas de módulos fotovoltaicos utilizando diferentes tecnologias tornam-se essenciais. As simulações foram realizadas através do software System Advisor Model (SAM) e as análises do desempenho dos sistemas fotovoltaicos foram realizadas através de índices de desempenho. Os principais índices são fator de capacidade, produtividade anual do sistema e o desempenho global (performace ratio). O mesmo arranjo fotovoltaico foi utilizado em todas as simulações, nas quais envolveram diferentes tecnologias em três municípios brasileiros, Florianópolis, São Paulo e Recife, que foram escolhidos com o critério de maior abrangência das regiões do território nacional. As simulações forneceram dados mensais e anuais de cada sistema fotovoltaico, nos quais os índices de desempenho foram determinados e analisados. De modo geral, os sistemas fotovoltaicos simulados apresentaram excelentes índices de desempenho em todas as cidades e valores diferentes foram encontrados para cada tecnologia fotovoltaica analisada neste trabalho.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catherine da Rosa Rossi, Universidade Federal de Santa Catarina

Curso de Engenharia de Energia

Gelon de Freitas Leite, Universidade Federal de Santa Catarina

Curso de Engenharia de Energia

Giuliano Arns Rampinelli, Universidade Federal de Santa Catarina

Curso de Engenharia de Energia

Referências

ANEEL. Atlas de Energia Elétrica do Brasil. Brasília: Agência Nacional de Energia Elétrica (Brasil), 2008.

Benedito, R. S. Caracterização da Geração Distribuída de Eletricidade por meio de Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede, no Brasil, sob os Aspectos Técnico, Econômico e Regulatório. 2009. 110f. Dissertação (Mestrado em Ciências). Universidade Federal de São Paulo, Programa de Pós-Graduação em Energia.

Böhmer, C. R. K. Otimização da Inclinação de Módulos Fotovoltaicos em Função da Radiação Solar Incidente na Região de Pelotas, RS. 2006. 69f. Dissertação (Mestrado em Ciências). Universidade Federal de Pelotas, Programa de Pós-Graduação em Meteorologia.

Boyle, G. Renewable Energy, 2nd edition. Oxford, UK: Oxford University Press & The Open University, 2004.

Câmara, C. F. Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede Elétrica. 2011. 68f. Monografia (Especialista em Formas Alternativas de Energia). Universidade Federal de Lavras, Pós-Graduação Lato Sensu em Formas Alternativas de Energia.

CRESESB. Centro de Pesquisas de Referência para Energia Solar e Eólica Sérgio de Salvo Brito. Manual de Engenharia para Sistemas Fotovoltaicos. Rio de Janeiro, CRESESB, 2004.

Fusano, R. H. Análise dos Índices de Mérito do Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede do Escritório Verde da UTFPR. 2013. 94f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Elétrica). Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curso de Engenharia Industrial Elétrica.

INMET. Instituto Nacional de Meteorologia, 2009. Disponível em: <http://www.inmet.gov.br/portal/index.php?r=clima/normaisClimatologicas>. Acesso em: 15 de Fevereiro de 2014.

Marinoski, D. L., Salamoni, I. T., Rüther, R., 2004. Pré-Dimensionamento de Sistema Solar Fotovoltaico: Estudo de Caso do Edifício Sede do CREA-SC. I Conferência Latino-Americana de Construção Sustentável e X Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído, São Paulo.

Rüther, R. Edifícios Solares Fotovoltaicos: o Potencial da Geração Solar Fotovoltaica Integrada a Edificações Urbanas e Interligada à Rede Elétrica Pública no Brasil. Florianópolis: UFSC/LABSOLAR, 2004.

Salamoni, I. T. Metodologia para Cálculo de Geração Fotovoltaica em Áreas Urbanas Aplicada a Florianópolis e Belo Horizonte. 2004. 155f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil). Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil.

SAM. System Advisor Model (SAM 2013.9.20). National Renewable Laboratory, 2006. Disponível em: <https://sam.nrel.gov/content/downloads>. Acesso em: 6 de Novembro de 2013.

Seguel, J. I. L. Projeto de um Sistema Fotovoltaico Autônomo de Suprimento de Energia usando Técnica MPPT e Controle Digital. 2009. 222f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica). Universidade Federal de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica.

Downloads

Publicado

2014-04-13

Edição

Seção

Anais