PROJETO E APLICAÇÃO DE UM CONJUNTO DIDÁTICO SOBRE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2129Palavras-chave:
Conjunto didático, Energia Sola, Energia FotovoltaicaResumo
É significativo utilizar aulas práticas em qualquer disciplina, pois estas são fundamentais e fazem com que o aluno relacione o conteúdo teórico com o seu cotidiano. Este é um desafio que cabe ao professor e que faz parte da sua vida como educador. Um dos aspectos relevantes que se verificam durante a realização de atividades práticas é que estas podem ser desenvolvidas sem a necessidade de instrumentos e aparelhos sofisticados. É neste contexto que o presente trabalho apresenta a descrição do projeto de um conjunto didático sobre energia solar, mais especificamente sobre a energia solar fotovoltaica, e o relato da experiência da utilização deste em uma turma do Ensino Médio em Venturosa-PE. É composto por células fotovoltaicas, que são utilizadas para manuseio em diversas configurações, em série, paralelo e com outras combinações, também emprega um diodo para mostrar a sua finalidade. Com os componentes do conjunto também é possível montar um sistema fotovoltaico isolado da rede (off-grid) medindo-se tensões e correntes em diversos pontos. A experiência da utilização deste kit didático em sala de aula demonstrou o aumento do interesse dos alunos ao uso de fontes renováveis de energia.
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Referências
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