METODOLOGIA PARA A IDENTIFICAÇÃO DE NICHOS DE MERCADO PARA A GERAÇÃO DISTRIBUÍDA FOTOVOLTAICA EM MÉDIA E BAIXA TENSÃO
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2132Palavras-chave:
Geração Distribuída Fotovoltaica, Nichos de Mercado, Análise EconômicaResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de metodologia para a identificação de nichos de mercado para a geração distribuída fotovoltaica, conectada à rede de média e baixa tensão. A metodologia considera a curva de carga do consumidor e a sua área de telhado disponível, para a instalação de um sistema fotovoltaico. Os nichos são identificados por meio de uma avaliação econômica, realizada via fluxo de caixa descontado. Os consumidores que apresentam critérios favoráveis na análise econômica, tais como VPL e TIR, por exemplo, são os segmentos que poderiam receber investimentos. No estudo, foram considerados dois tipos de consumidores, o industrial, pertencente ao subgrupo A4, e o residencial, que representa o subgrupo B. A análise econômica mostrou a viabilidade da adoção da geração distribuída fotovoltaica, para o consumidor residencial, do subgrupo B. O consumidor industrial analisado, não se mostrou viável, ao considerar os critérios de avaliação adotados. Logo, é necessário criar incentivos e opções específicas de financiamento, para que a geração distribuída fotovoltaica seja, também, uma realidade para os consumidores industriais do subgrupo A4. Ressalta-se que, para este trabalho, considerou-se o ponto de vista do investidor, sendo a metodologia uma ferramenta auxiliar na tomada de decisão dos investidores interessados na geração distribuída fotovoltaica.
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