POLÍTICA PÚBLICA DE INVESTIMENTO EM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE FRENTE AO ENQUADRAMENTO TARIFÁRIO

Autores

  • Deyvid Henderson Santos Moreira Maciel Universidade Federal do Amapá
  • Alaan Ubaiara Brito Universidade Federal do Amapá

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2133

Palavras-chave:

Energia Solar, Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede, Tarifa Energética, Política Pública

Resumo

O panorama energético do Estado do Amapá em breve sofrerá grande mudança. Esta mudança significativa não será somente pelo fato de novas hidrelétricas que estão sendo construídas no Estado e que entrarão em funcionamento, mas sim a ligação com o Linhão de Tucuruí, fazendo com que o Amapá esteja conectado com o Sistema Interligado Nacional – SIN. E juntamente a isto, as tarifas horo-sazonais farão parte do cotidiano da população. Dado o exposto, o trabalho de pesquisa visa analisar qual o ganho econômico, ou não, obtido com a mudança de tarifa energética utilizada para depois fazer uso deste ganho em forma de política pública na introdução de sistemas fotovoltaicos em edificações públicas. Para isso foram realizadas análises tarifária e econômica utilizando como objeto de estudo o Tribunal de Justiça do Amapá – TJAP. Os resultados revelam que a mudança para tarifa horo-sazonal verde representa uma grande redução no custo energético da edificação e que o investimento desta economia em sistemas fotovoltaicos proporcionaria a instalação de um sistema fotovoltaico com potência de pico equivalente a 67,5% da demanda máxima em um período de 10 anos. Pode-se constatar também que, existe uma sensibilidade entre as três modalidades tarifárias e que esta sensibilidade permite o investimento na introdução de geração de energia renovável na matriz energética do país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Deyvid Henderson Santos Moreira Maciel, Universidade Federal do Amapá

Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas

Alaan Ubaiara Brito, Universidade Federal do Amapá

Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas

Referências

ANEEL. Resolução nº 414 – Estabelece as Condições Gerais de Fornecimento de Energia Elétrica de forma atualizada e consolidada. Brasília: Agência Nacional de Energia Elétrica, 2010.

Braun, Priscila; Zomer, Clarissa; Ruther, Ricardo. Análise da Contribuição Energética Associada à Integração de Sistemas Fotovoltaicos em Edificações Comerciais. In: Congresso Brasileiro de Energia Solar, 3., 2010, Belém. Anais... Rio Grande do Sul: UFRGS, 2010. 1 CD-ROM.

Macêdo, Wilson Negrão. Análise do Fator de Dimensionamento do Inversor Aplicado a Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede. São Paulo, 2006. Dissertação (Doutorado) – Programa Interunidades de Pós-Graduação em Energia.

Marques, Derivan Dutra. Caracterização da Radiação Solar no Estado do Amapá. Macapá, 2009. Dissertação (Graduação) – Pró-Reitoria de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Moreira, Saulo G.; et al. Utilização de Controlador de Demanda e Gerador Diesel em uma universidade. In: Congresso Brasileiro de Eficiência Energética, 2., 2010, Vitória. Anais... Vitória: ABEE/UFES, 2007. 1 CD-ROM.

Pinho, João Tavares, et. al. Sistemas Híbridos. Brasília, Ministério de Minas e Energia, 2008.

Servicios Energéticos Básicos Autónomos. Tejados fotovoltaicos: Energía solar conectada a la red eléctrica. [s/l]: Artes Gráficas Gala, 2004.

Downloads

Publicado

2014-04-13

Como Citar

Maciel, D. H. S. M., & Brito, A. U. (2014). POLÍTICA PÚBLICA DE INVESTIMENTO EM SISTEMAS FOTOVOLTAICOS CONECTADOS À REDE FRENTE AO ENQUADRAMENTO TARIFÁRIO. Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS. https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2133

Edição

Seção

Anais