ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DO USO DE SISTEMAS DE AQUECIMENTO SOLAR EM RESIDÊNCIAS POPULARES

Autores

  • Clauber André Ferasso Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Mario Henrique Macagnan Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • João Batista Dias Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Jean-Marc Stephane Lafay Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2148

Palavras-chave:

Energia solar, Sistemas de Aquecimento, Chuveiro elétrico, Fração solar

Resumo

A contribuição das fontes de energias alternativas para a diversificação da matriz energética brasileira é importante devido, principalmente, ao aumento da demanda do consumo de energia elétrica. Parte deste aumento, no setor residencial, é consequência do uso simultâneo de milhares de chuveiros elétricos, na maioria das vezes no horário de ponta. A utilização de sistemas de energia solar (SAS) para aquecimento de água vem ao encontro deste propósito. Após análise do consumo médio mensal de energia elétrica fornecida pela concessionária durante o período de um ano em um conjunto residencial na cidade de Canoas, RS foi possível estimar o custo da utilização do chuveiro elétrico, por domicílio. A relação entre a demanda de energia para aquecimento de água e a energia produzida pelo SAS foi parametrizada utilizando-se o conceito de fração solar mensal e anual. Os resultados obtidos em três casos simulados mostraram que é possível obter uma economia média direta para consumidor de 43% da energia consumida pelo chuveiro elétrico e uma economia de energia estimada em até 12.056 kWh para o sistema elétrico ao longo de 20 anos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Clauber André Ferasso, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

PPG de Engenharia Mecânica

Mario Henrique Macagnan, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

PPG de Engenharia Mecânica

João Batista Dias, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

PPG de Engenharia Mecânica

Referências

Colle, S., Glitz, K. L. Z., Salazar, J. P., Abreu, S. L. Cost optimization of low-cost solar domestic hot water systems assisted by electric energy. In: INTERNATIONAL SOLAR ENERGY SOCIETY - SOLAR WORLD CONGRESS, Proceedings of the ISES. Suecia, 2003.

Duffie, J. A., Beckman, W. A. Solar Engineering of Thermal Processes. 3. ed. New York: John Wiley, 2006.

Keilholz, W. TRNSYS 17: Transient System Simulation Program: using the simulation studio. USA, 2010. v. 2

Naspolini, H. F., Ruther, R. Agregação da energia solar térmica ao aquecimento da água para o banho na habitação popular: impactos sobre a demanda de potência ativa, reativa e aparente solicitadas ao sistema elétrico. In: III CBENS; CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR, Belém, 2010.

Passos, L. A. A. Um estudo sobre os impactos técnicos e econômicos da agregação do aquecimento solar de água nos domicílios brasileiros. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis, 126 p. 2011.

Portolann, C. A., Lafay, J-M.S., Kolzer, J. F., Silva, J., Slongo, B. L. Aumento do Fator de Carga de Distribuidoras Restringindo o Uso de Chuveiros Elétricos. Congresso Internacional de Distribucíon Eléctrica CIDEL, Buenos Aires, 2010.

Trzesniewski, J. A., 1995. Electric utility interest in solar energy systems. Master of Science – University Wisconsin, Madison.

Downloads

Publicado

2014-04-13

Como Citar

Ferasso, C. A., Macagnan, M. H., Dias, J. B., & Lafay, J.-M. S. (2014). ANÁLISE DA VIABILIDADE TÉCNICA E ECONÔMICA DO USO DE SISTEMAS DE AQUECIMENTO SOLAR EM RESIDÊNCIAS POPULARES. Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS. https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2148

Edição

Seção

Anais