PROJETO 120 TELHADOS – INSERÇÃO DE MICRO-GERAÇÃO DISTRIBUÍDA NAS REDES DE BAIXA TENSÃO
IMPLANTAÇÃO DE TELHADOS SOLARES EM SETE LAGOAS
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2150Palavras-chave:
Energia Solar, Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede (SFCR), Resolução ANEEL 482/2012, Geração Distribuída, Perfil de TensãoResumo
Este artigo apresenta o processo de implantação do Projeto 120 Telhados na Cidade de Sete Lagoas – MG. O referido projeto é uma iniciativa da USP com recursos da FINEP que visa instalar 120 telhados divididos em 6 estados brasileiros com o objetivo de desenvolver competências em Geração Distribuída (GD) com sistemas fotovoltaicos conectados a redes elétricas de baixa tensão. Neste trabalho, são apresentados os resultados dos estudos de conexão dos sistemas fotovoltaicos no circuito de baixa tensão, extrapolando a condição proposta pelo projeto inicial, focando no comportamento do perfil de tensão de atendimento. Foram simulados diferentes cenários, considerando a localização física das GD’s em relação ao transformador de distribuição, a quantidade de GD’s presente no circuito, além da potência instalada individual.
Downloads
Referências
ANEEL – Agência nacional de energia elétrica, 2012. Procedimentos de Distribuição de Energia Elétrica no Sistema Elétrico Nacional – PRODIST: Módulo 3 – Acesso ao Sistema de Distribuição”, Diretoria Geral, Brasília, Brasil.
Cooper Power Systems, 2013. CYME Power Engineering Software and Solutions – Operation Manual – Chicago, E.U.A.
Souza, M. E. M., 2012. Impactos da geração distribuída nas redes de baixa tensão, monografia de conclusão de curso de Especialização em Engenharia de Sistemas Elétricos de Potência – CESEP, ênfase em Supervisão, Controle e Proteção de SEP, do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Minas, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.