COMPARAÇÃO EXPERIMENTAL ENTRE O EVAPORADOR SOLAR E CONVENCIONAL DE UMA BOMBA DE CALOR APOIANDO UM COLETOR SOLAR

Autores

  • Oscar R. Sandoval R Universidade Federal de Minas Gerais
  • Raul M. dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Matheus P. Porto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Antônio A. T. Maia Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ricardo N. N. Koury Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2174

Palavras-chave:

aquecimento de água, bomba de calor, coletor solar, evaporador solar, radiação solar

Resumo

Com o aumento da procura por energias renováveis, o uso da energia solar vem sendo amplamente estudado. O Brasil é um país privilegiado, considerando os altos índices de radiação solar presentes em quase todo o território nacional. No entanto, há dias em que existe um déficit na energia solar, seja por ter-se o dia nublado ou com chuva, e é por isto que coletores solares precisam de uma fonte de apoio para contribuir no aquecimento da água até a temperatura desejada. Neste trabalho faz-se a comparação experimental de uma bomba de calor operada com R-134a, como dispositivo de apoio a um coletor solar para aquecimento de água na cidade de Belo Horizonte – MG. A bomba de calor possui duas configurações: na primeira, o evaporador usado é do tipo convencional e, na segunda, é do tipo solar. Nos resultados obtidos foi observado que mesmo sem condição de radiação nenhuma, utilizando o evaporador solar o tempo gasto para aquecer a água foi 13% inferior ao tempo necessário para aquecer a água à mesma temperatura (45°C) utilizando o evaporador convencional. Também a configuração de evaporador solar possui melhor coeficiente de performance.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Oscar R. Sandoval R, Universidade Federal de Minas Gerais

Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica

Raul M. dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais

Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica

Matheus P. Porto, Universidade Federal de Minas Gerais

Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica

Antônio A. T. Maia, Universidade Federal de Minas Gerais

Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica

Ricardo N. N. Koury, Universidade Federal de Minas Gerais

Programa de Pós-graduação em Engenharia Mecânica

Referências

Cemig., 2011. Atlas Solarimétrico de Minas Gerais. Aneel, Cemig e Governo de Minas.

Cemig., 2013. Uso racional de energia. Dicas de energia.

Eletrobrás; Procel., 2013. Relatório de resultados do Procel 2013 - ano base 2012. Rio de Janeiro.

Empresa de Pesquisa Energética – EPE., 2013. Consumo mensal de energia elétrica por classe (regiões e subsistemas) – 2004-2013.

Fang, X. et al. 2003. A study of the influence of solar radiation on the thermal performance of evaporators of heat pump systems. Applied Thermal Engineering.

Fernández-Seara, J. et al. 2012. Experimental analysis of a direct expansion solar assisted heat pump with integral storage tank for domestic water heating under zero solar radiation conditions. Energy Conversion and Management.

Li Y.W. et al. 2007. Experimental performance analysis on a direct-expansion solar-assisted heat pump water heater. Applied Thermal Engineering.

Procel., 2007. Avaliação do Mercado de Eficiência Energética no Brasil – Pesquisa de Posse de Equipamentos e Hábitos de Uso – Ano Base 2005 – Classe Residencial. Relatório Brasil.

The World Bank, 2013. Indicadores de desenvolvimento mundial país O Brasil. Site web consultado o dia 24/12/2013. Site: http://www.worldbank.org/

Vinicius De Melo Reis, R., 2012. Análise experimental comparativa entre uma bomba de calor e uma resistência elétrica como dispositivo de apoio de energia para um aquecedor solar de água. Tese de doutorado. DEMEC, UFMG. Belo Horizonte.

Downloads

Publicado

2014-04-13

Edição

Seção

Anais