AVALIAÇÃO DOS VALORES DE RADIAÇÃO SOLAR GLOBAL OBTIDOS POR MEIO DA GERAÇÃO SINTÉTICA

Autores

  • Ana Lourdes Burgos Cavalcante Maciel Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco
  • Manoel Henrique de Oliveira Pedrosa Filho Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2176

Palavras-chave:

radiação solar, geração sintética de dados

Resumo

Devido ao elevado custo dos equipamentos de medição de radiação solar global, utiliza-se como alternativa a geração de dados sintéticos, para avaliação da qualidade destes dados, faz-se necessário a realização de comparações entre os valores produzidos e medidos. Apresenta-se uma avaliação de um dos modos de geração de dados de radiação solar, que utiliza o método da cadeia de Markov. As séries de dados horários e diários foram geradas pelo programa Eletrificação Rural, posteriormente foram comparadas com dados medidos, utilizando-se a média, o desvio padrão e a distribuição de frequência dos erros. Verificou-se que os dados sintéticos diários obtiveram os melhores indicadores. Os dados sintéticos com 15 anos e modo de geração paralelo são os que melhor representam os dados medidos. Quando se compara o erro médio em função do valor da radiação, observou-se que o erro médio varia inversamente com o valor da radiação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Aguiar, Ricardo. Estatística da radiação solar. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 1996.

Aguiar, R. J.; Collares-Pereira, M. e Conde, J. P. Simple Procedure For Generating Sequences of Daily Radiation Values using a Library of Markov Transition Matrices. Solar Energy. Vol. 40, No, 3. pp. 269-279. 1988.

ASTM, American Society for Testing and Material. Solar Constant and Zero Air Mass Solar Spectral Irradiance Tables, E490-00a, 2006.

Fraidenraich, Naum; Lyra, Francisco. Energia solar: fundamentos e tecnologia de conversão heliotermoelétrica e fotovoltaica. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 1995.

Leal, Sergio da Silva. Medição, análise e mapeamento da radiação solar UV no Estado de Pernambuco. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco. CTG. Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares, 2011.

NASA, Disponível em:<http://www.nasa.gov/centers/goddard/news/topstory /2008/solar_variability.html> Acessado em 26 de junho de 2013, às 22h48min.

Perreira, Enio Bueno; Colle, Sérgio. Disponível em: <http://www.fisica.uems.br/arquivos/fismeioamb/energia_solar.doc> Acessado em 03 de fevereiro de 2014, às 12h44min.

Siqueira, Adalberto Nunes de. Geração sintética da irradiação solar no Brasil para aplicações energéticas. Tese (doutorado) – Universidade Federal de Pernambuco. CTG. Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Energéticas e Nucleares, 2007.

Tiba, C.; Fraidenraich, N.; Grossi, H.; Lyra, F. Atlas solarimétrico para localidades brasileiras. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2001.

Vilela, Waldeir Amaral. Estudo, desenvolvimento e caracterização de radiômetros para medidas da radiação solar. Tese (doutorado) – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. INPE. Curso de Pós-graduação em engenharia e tecnologia espacial/ciência e tecnologia materiais e sensores, 2010.

Downloads

Publicado

2014-04-13

Edição

Seção

Anais