ESTUDO DE VIABILIDADE DA INSTALAÇÃO DE USINAS SOLARES FOTOVOLTAICAS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2189Palavras-chave:
Energia Solar Fotovoltaica, Usina, Linha de Transmissão, SubestaçãoResumo
O presente trabalho faz parte de estudos que estão sendo realizados no projeto de P&D Estratégico ANEEL chamada n.º 013/2011, comandado pela CEEE-GT e intitulado Inserção da Geração Solar Fotovoltaica Urbana Conectada à Rede em Porto Alegre. A utilização de energia solar fotovoltaica é amplamente difundida no mundo e possui caráter promissor no Brasil atualmente. Apesar do grande potencial brasileiro, esta fonte de energia ainda apresenta baixos níveis de utilização. A competitividade da geração fotovoltaica de grande porte em usinas solares fotovoltaicas ainda não atingiu patamares admissíveis com taxas de retorno financeiro atrativas ao mercado nacional. Por se tratar de uma fonte de energia renovável, sua utilização no cenário mundial tem apresentado crescimento nos últimos anos. Mesmo em países que apresentam potenciais solares inferiores aos do Brasil, esta fonte de energia tem se mostrado competitiva devido aos incentivos oferecidos. Tendo em vista este prisma, o presente trabalho busca apresentar possibilidades de inserção de usinas solares fotovoltaicas no Estado do Rio Grande do Sul. A usina proposta possui capacidade de geração de 30 MWp. Este estudo visa apresentar uma proposta de diversificar a geração de energia elétrica no estado do Rio Grande do Sul, apresentado uma nova alternativa de geração de energia renovável. Para tal realização, foram estudadas as linhas de transmissão e subestações existentes no estado do Rio Grande do Sul como forma de avaliar a possibilidade de conexão direta da nova usina, tendo como objetivo a redução do custo de instalação. Foi realizado o cálculo da produtividade final fotovoltaica para o estado do Rio Grande do Sul e a análise dos custos de instalação desta fonte no Estado, bem como os limites de preços para geração fotovoltaica centralizada no estado.
Downloads
Referências
Almeida, M., 2012 Qualificação de Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede. São Paulo: Dissertação de Mestrado.
ABINEE, 2012. Propostas para Inserção da Energia Solar Fotovoltaica na Matriz Elétrica Brasileira. Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica, Preparado por Grupo Setorial de Sistemas Fotovoltaicos da ABINEE, Julho de 2012.
Cardoso, P. M., 2005 Adaptação de um Sistema de Medição de Gases Dissolvidos em Óleo Mineral Isolante para Monitoração de Múltiplos Transformadores de Potência. Dissertação de Mestrado, UFSC/CT/PPGMCI – Programa de Pós-Graduação em Metrologia Científica e Industrial, Florianópolis, SC.
EPE, 2012. Análise da Inserção da Geração Solar na Matriz Elétrica Brasileira. Disponível em: http://www.epe.gov.br/. Acesso em: Novembro 2012.
IEC 62109, 2010. Safety of power converters for use in photovoltaic power systems.
Duffie, J.A., Beckman, W.A., 1991. “Solar Engineering of Thermal Processes”. Jonh Wiley & Sons. EPIA. Market Report 2012. European Photovoltaic Industry Association. [S.l.]
Krenzinger, A., 1987 Contribuición al Diseño de Sistemas Fotovoltaicos con Paneles Bifaciales en Combinación com reflectores Difusos de Carácter General. Tese de Doutorado, Universidad Politécnica de Madrid, E. T. S. I. de Telecomunicación, Espanha.
Krenzinger, A., 1998. “RADIASOL - Programa para a determinação da radiação solar sob superfícies com diferentes ângulos de inclinação”. Laboratório de Energia Solar, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.
Macagnan, M. H. 1989. “Estudo de Modelos de Sintetização de Dados de RadiaçãoSolar”. Dissertação de Mestrado. UFRGS, Porto Alegre, Brasil.
PV-magazine, 201. Disponível em http://www.pv-magazine.com/. Acessado em Novembro de 2013. PVSYST(2013) “Manual de Utilização do Software PVSYST 6”, acessado através do link http://files.pvsyst.com/help/index.html em 23/08/2013.
Rampinelli, G. Estudo de Características Elétricas e Térmicas de Inversores Para Sistemas Fotovoltaicos Conectados á Rede. Porto Alegre: Tese de Doutorado, 2010.