COMPARAÇÃO ECONÔMICA ENTRE O USO DE REDES CONVENCIONAIS E SISTEMAS FOTOVOLTAICOS NO CONTEXTO DA UNIVERSALIZAÇÃO DO ACESSO E USO DA ENERGIA ELÉTRICA NA ÁREA DE CONCESSÃO DA CEMIG D

Autores

  • Danilo Derick Silva Alves CEMIG Distribuição SA
  • Marcio Eli Moreira de Souza CEMIG Distribuição SA
  • Dênio Alves Cassini CEMIG Distribuição SA
  • Antônia Sônia Alves Cardoso Diniz Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Bruno Coelho Couzzi Lyra Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2199

Palavras-chave:

Energia Solar Fotovoltaica, Programa Luz para Todos, Abastecimento Rural

Resumo

Este trabalho apresenta a estrutura de avaliação da melhor alternativa de atendimento em energia elétrica de consumidores rurais localizados em áreas distantes da rede elétrica convencional, em face às recentes alterações das resoluções normativas do setor. A análise compara a alternativa de atendimento através da extensão da rede convencional com o atendimento através de sistemas solares fotovoltaicos regulamentados pela Resolução Normativa ANEEL nº 493/2012. O resultado da avaliação consiste em um instrumento de tomada de decisão dentro do contexto de ações para se atingir as metas estabelecidas para a universalização do acesso e uso da energia elétrica na área de concessão da CEMIG DISTRIBUIÇÃO SA –(CEMIG D).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANEEL, Resolução nº 083, de 20 de setembro de 2004. Estabelece os procedimentos e as condições de fornecimento por intermédio de Sistemas Individuais de Geração de Energia Elétrica com Fontes Intermitentes – SIGFI. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 20 set. 2004.

ANEEL, Resolução nº 488, de 15 de maio de 2012. Estabelece as condições para revisão dos planos de universalização dos serviços de distribuição de energia elétrica na área rural. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 15 mai. 2012.

ANEEL, Resolução nº 493, de 5 de junho de 2012. Estabelece os procedimentos e as condições de fornecimento por meio de Microssistema Isolado de Geração e Distribuição de Energia Elétrica – MIGDI ou Sistema Individual de Geração de Energia Elétrica com Fonte Intermitente – SIGFI. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 5 jun. 2012.

BRASIL. Decreto nº 4.873, de 11 de novembro de 2003. Institui o Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica “Luz para Todos” e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, DF, 12 nov. 2003.

CEMIG, 2013. ET ED/CE–17 – Especificação Técnica Cemig – Sistemas Fotovoltaicos para Eletrificação Rural, Belo Horizonte – Minas Gerais, Brasil.

CEMIG, 2013. ND 2.11 – Manual de Utilização de Sistemas Fotovoltaicos para a Eletrificação Rural, Belo Horizonte – Minas Gerais, Brasil.

CEMIG, Proposta de revisão do Plano de Universalização da área rural da CEMIG Distribuição S.A. - Período 2012 a 2014.

ELETROBRÁS, Luz para Todos – Relatório síntese 10 anos. Brasília, outubro de 2013.

MME, Ministério das Minas e Energia. Manual de Operacionalização do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica, agosto de 2005.

MME, Ministério das Minas e Energia. Portaria nº 60, de 12 de fevereiro de 2009. Manual de Projetos Especiais. Estabelece os critérios técnicos e financeiros, os procedimentos e as prioridades que serão aplicados no atendimento de comunidades isoladas, preferencialmente com o uso de fontes alternativas de energia, no âmbito do Programa Nacional de Universalização do Acesso e Uso da Energia Elétrica - “LUZ PARA TODOS”.

Downloads

Publicado

2014-04-13

Edição

Seção

Anais