METODOLOGIA PARA INSERÇÃO DE CONCEITOS SOBRE FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NOS CURRÍCULOS DO ENSINO BÁSICO

Autores

  • Mannoella de Araújo Neves Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Faculdade de Engenharia Elétrica
  • João Tavares Pinho Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Faculdade de Engenharia Elétrica
  • Marcos André Barros Galhardo Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Faculdade de Engenharia Elétrica
  • Symar Salgado Neto Pontes Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Faculdade de Engenharia Elétrica
  • João Paulo Abreu Vieira Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Faculdade de Engenharia Elétrica

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2203

Palavras-chave:

Energia renovável, Kits educativos, Cartilhas eletrônicas, Educação básica

Resumo

O presente trabalho apresenta a proposta e o desenvolvimento de uma metodologia para inclusão de conceitos sobre fontes renováveis de energia e eficiência energética nos currículos dos ensinos fundamental e médio, com a finalidade de despertar o interesse de crianças e jovens para esses temas de importância fundamental, mas ainda muito pouco abordados nesses níveis. Como parte dessa metodologia são apresentados materiais didáticos para serem utilizados nas escolas, que constam de experimentos, kits educativos, cartilhas eletrônicas, panfletos e jogos educativos, visando facilitar a prática do ensino. Os materiais desenvolvidos são de fácil acesso, compreensão e manipulação, retratando a teoria e a prática da forma mais simples possível. O material produzido também visa à capacitação dos professores de ensino fundamental e médio.

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Biografia do Autor

Mannoella de Araújo Neves, Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Faculdade de Engenharia Elétrica

GEDAE – Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas

João Tavares Pinho, Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Faculdade de Engenharia Elétrica

GEDAE – Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas

Marcos André Barros Galhardo, Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Faculdade de Engenharia Elétrica

GEDAE – Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas

Symar Salgado Neto Pontes, Universidade Federal do Pará, Instituto de Tecnologia, Faculdade de Engenharia Elétrica

GEDAE – Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas

Referências

Bunge, M, 2000. Energy: Between physics and metaphysics. Science &Education, v. 9, p. 457-461.

Freire, P., 1996. Pedagogia da autonomia – Saberes Necessários à Prática Educativa, São Paulo: Paz e Terra (Coleção leitura).

Perrenoud, P, 1995. Ofício de Aluno e Sentido do Trabalho Escolar, Portugal: Porto Editora (Coleção Ciências da Educação).

Pinho, J.T.; Barbosa, C.F.O.; Pereira, E.J.S.; Souza, H.M.S.; Blasques, L.C.M.; Galhardo, M.A.B. e Macêdo, W.N, 2008.Sistemas Híbridos: Soluções Energéticas para a Amazônia. 1ª Edição, Brasília, Ministério de Minas e Energia. Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, 2012. Resolução Normativa nº 493 de 05 de junho de 2012, disponível em http://www.aneel.gov.br.

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Publicado

2014-04-13

Como Citar

Neves, M. de A., Pinho, J. T., Galhardo, M. A. B., Pontes, S. S. N., & Vieira, J. P. A. (2014). METODOLOGIA PARA INSERÇÃO DE CONCEITOS SOBRE FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NOS CURRÍCULOS DO ENSINO BÁSICO. Anais Congresso Brasileiro De Energia Solar - CBENS. https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2203

Edição

Seção

Anais