METODOLOGIA PARA INSERÇÃO DE CONCEITOS SOBRE FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA NOS CURRÍCULOS DO ENSINO BÁSICO
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2203Palavras-chave:
Energia renovável, Kits educativos, Cartilhas eletrônicas, Educação básicaResumo
O presente trabalho apresenta a proposta e o desenvolvimento de uma metodologia para inclusão de conceitos sobre fontes renováveis de energia e eficiência energética nos currículos dos ensinos fundamental e médio, com a finalidade de despertar o interesse de crianças e jovens para esses temas de importância fundamental, mas ainda muito pouco abordados nesses níveis. Como parte dessa metodologia são apresentados materiais didáticos para serem utilizados nas escolas, que constam de experimentos, kits educativos, cartilhas eletrônicas, panfletos e jogos educativos, visando facilitar a prática do ensino. Os materiais desenvolvidos são de fácil acesso, compreensão e manipulação, retratando a teoria e a prática da forma mais simples possível. O material produzido também visa à capacitação dos professores de ensino fundamental e médio.
Downloads
Referências
Bunge, M, 2000. Energy: Between physics and metaphysics. Science &Education, v. 9, p. 457-461.
Freire, P., 1996. Pedagogia da autonomia – Saberes Necessários à Prática Educativa, São Paulo: Paz e Terra (Coleção leitura).
Perrenoud, P, 1995. Ofício de Aluno e Sentido do Trabalho Escolar, Portugal: Porto Editora (Coleção Ciências da Educação).
Pinho, J.T.; Barbosa, C.F.O.; Pereira, E.J.S.; Souza, H.M.S.; Blasques, L.C.M.; Galhardo, M.A.B. e Macêdo, W.N, 2008.Sistemas Híbridos: Soluções Energéticas para a Amazônia. 1ª Edição, Brasília, Ministério de Minas e Energia. Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, 2012. Resolução Normativa nº 493 de 05 de junho de 2012, disponível em http://www.aneel.gov.br.