ANÁLISE DO DESEMPENHO DE DOIS ANOS DE OPERAÇÃO DO SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE ELÉTRICA DO ESCRITÓRIO VERDE DA UTFPR
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2204Palavras-chave:
Sistemas Fotovoltaicos, Índices de Mérito, Construções Sustentáveis, Geração DistribuídaResumo
Este artigo apresenta a análise do desempenho de dois anos de operação do Sistema Fotovoltaico Conectado à Rede Elétrica (SFVCR) do Escritório Verde (EV) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Os SFVCRs têm vasta aplicação no ambiente urbano como geradores de energia elétrica junto ao ponto de consumo. Podem estar integrados à edificação, não necessitando de área adicional, visto que são normalmente instalados sobre a cobertura da edificação. Possuem elevada confiabilidade e operam de forma limpa e silenciosa. O EV da UTFPR é uma edificação sustentável modelo, com 150 m² de área construída e que adotou diversas estratégias de sustentabilidade em parceria com mais de sessenta empresas. A geração fotovoltaica foi adotada no EV como linha mestra para prover energia à edificação, em conjunto com o sistema elétrico da concessionária. Ao longo destes dois anos de operação do SFVCR, foi possível confirmar a eficácia deste tipo de instalação através da avaliação do seu desempenho. A verificação do desempenho de um SFVCR se dá principalmente através de alguns índices conhecidos como índices de mérito, que são: Yield; Performance Ratio; e Fator de Capacidade. A energia elétrica gerada pelo Sistema Fotovoltaico durante este período está em conformidade com os valores esperados, porém houve uma redução gradativa do desempenho do SFVCR devido ao acúmulo de sujeira no painel FV. Após a realização da limpeza no painel FV, houve melhora nos índices de mérito, percebidos principalmente observando-se a evolução do Performance Ratio no período analisado.
Downloads
Referências
ANEEL, 2012. ANEEL aprova regras para facilitar a geração de energia nas unidades consumidoras, Brasília.
Benedito, R. S., 2009. Caracterização da Geração Distribuída de Eletricidade por Meio de Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede, no Brasil, sob os Aspectos Técnico, Econômico e Regulatório, Dissertação de Mestrado, USP, São Paulo.
Boyle, G., 2004. Renewable Energy: Power for a Sustainable Future, Oxford University, New York.
EPIA, 2013. Global Market Outlook for Photovoltaics until 2017.
Escritório Verde. Disponível em http://www.escritorioverdeonline.com.br, 2013
INMET. Disponível em: http://www.inmetro.gov.br/. Acessado em 2013.
Marion, B., Adelstein, J., Boyle, K., Hayden, H., Hammond, B., Fletcher, T., Canada, B., Narang, D., Shugar, D., Wenger, H., Kimber, A., Mitchell, L., Rich, G., Townsend, T., 2005. Performance Parameters for Grid-Connected PV Systems, 31st IEEE Photovoltaics Specialists Conference and Exhibition, Florida.
Oliveira, S. H. F., 2002. Geração Distribuída de Eletricidade; Inserção de Edificações Fotovoltaicas à Rede no Estado de São Paulo, Tese de Doutorado, USP, São Paulo.
Rüther, R., 2004. Edifícios Solares Fotovoltaicos: O Potencial da Geração Solar Fotovoltaica Integrada a Edificações Urbanas e Interligadas à Rede Elétrica Pública, Editora da UFSC, Florianópolis.
UFRGS. Programa RADIASOL”, Laboratório de Energia Solar, 2012.
Urbanetz Jr, J., 2010. Sistemas Fotovoltaicos Conectados a Redes de Distribuição Urbanas: Sua Influência na Qualidade da Energia Elétrica e Análise dos Parâmetros que Possam Afetar a Conectividade, Tese de Doutorado, UFSC, Florianópolis.