PRIMEIRO SISTEMA FOTOVOLTAICO CONECTADO À REDE ELÉTRICA HOMOLOGADO PELA COPE

Autores

  • Jair Urbanetz Junior Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Tiago Chinvelski ELCO Engenharia de Montagem LTDA
  • Carla Adriane Fontana Simão Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Observatórios Sesi/Senai/IEL
  • Lilian Machado Moya Makishi Federação das Indústrias do Estado do Paraná – Observatórios Sesi/Senai/IEL

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2205

Palavras-chave:

Sistemas Fotovoltaicos, Homologação do Sistema FV, Índices de Mérito, Geração Distribuída

Resumo

Atualmente, a principal característica do sistema elétrico brasileiro é a utilização de grandes usinas, centralizando a geração de energia elétrica, com o transporte desta através de extensas redes de transmissão e distribuição acarretando em grandes perdas. Nesse sentido, tem surgido uma nova opção, denominada geração distribuída, na qual os geradores são situados próximos dos consumidores, oferecendo para as concessionárias um meio de aumentar a disponibilidade de energia localmente, eliminando o inconveniente do transporte desta para os centros consumidores. Os Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede Elétrica (SFVCRs) tem grande aplicação no ambiente urbano como geradores de energia elétrica junto ao ponto de consumo. São facilmente integrados à edificação, não necessitando de área adicional, visto que são normalmente instalados sobre a cobertura da edificação. Possuem elevada confiabilidade e operam de forma limpa e silenciosa. A empresa ELCO, situada em Curitiba, possui o primeiro sistema fotovoltaico homologado no Paraná pela concessionária local de energia (COPEL) dentro dos requisitos estabelecidos pela Resolução Normativa n° 482/2012 da ANEEL. Nesse sentido, o presente trabalho buscou analisar, ao longo de doze meses de operação do SFVCR, sua eficácia através da avaliação do seu desempenho segundo alguns índices conhecidos como índices de mérito, que são: Yield; Performance Ratio; e Fator de Capacidade. Como resultado a geração de energia elétrica se mostrou em conformidade com os valores esperados e os índices obtidos para o SFVCR instalado em Curitiba apresentaram valores compatíveis com sistemas instalados em outras localidades brasileiras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jair Urbanetz Junior, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Departamento de Eletrotécnica, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil

Referências

ANEEL, “ANEEL aprova regras para facilitar a geração de energia nas unidades consumidoras”, Brasília, 2012.

Benedito, R. S., “Caracterização da Geração Distribuída de Eletricidade por Meio de Sistemas Fotovoltaicos Conectados à Rede, no Brasil, sob os Aspectos Técnico, Econômico e Regulatório”, Dissertação de Mestrado, USP, São Paulo, 2009.

COPEL, “ NTC 905100 – Manual de Acesso de Geração Distribuída ao Sistema da COPEL”, Curitiba, 2012.

INMET, “http://www.inmetro.gov.br/”, 2013.

Marion, B., Adelstein, J., Boyle, K., Hayden, H., Hammond, B., Fletcher, T., Canada, B., Narang, D., Shugar, D., Wenger, H., Kimber, A., Mitchell, L., Rich, G., Townsend, T., “Performance Parameters for Grid-Connected PV Systems”, 31st IEEE Photovoltaics Specialists Conference and Exhibition, Florida, 2005.

Oliveira, S. H. F., “Geração Distribuída de Eletricidade; Inserção de Edificações Fotovoltaicas à Rede no Estado de São Paulo”, Tese de Doutorado, USP, São Paulo, 2002.

SENAI," Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense: Roadmapping de Energia-2015". Departamento Regional do Paraná, Curitiba, p. 25-27, 2007.

UFRGS, “Programa RADIASOL”, Laboratório de Energia Solar, 2012.

Urbanetz Jr, J., “Sistemas Fotovoltaicos Conectados a Redes de Distribuição Urbanas: Sua Influência na Qualidade da Energia Elétrica e Análise dos Parâmetros que Possam Afetar a Conectividade”, Tese de Doutorado, UFSC, Florianópolis.

Downloads

Publicado

2014-04-13

Edição

Seção

Anais