DIMENSIONAMENTO, CONSTRUÇÃO E AVALIAÇÃO EXPERIMENTAL DE UM SISTEMA FOTOVOLTAICO UTILIZANDO CONCENTRADOR SOLAR DO TIPO “V”

Autores

  • Samantha Teixeira Marques Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
  • José Henrique Martins Neto Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2209

Palavras-chave:

Energia Solar Fotovoltaica, Concentrador Tipo “V”, CPV

Resumo

Este trabalho apresenta primeiramente uma metodologia simplificada que foi utilizada para dimensionamento de um coletor concentrador do tipo “V” visando concentrar radiação solar sobre um painel fotovoltaico comercial de 135 W de potência elétrica nominal. O coletor concentrador foi constituído por dois espelhos planos do tipo cristal prata de 6mm de espessura, com refletividade média igual a 0,85, e angulo de vértice igual a 30°. Uma plataforma de teste foi construída possuindo flexibilidade para testar coletores de diferentes dimensões e ângulos de vértice. Dois testes experimentais foram realizados, sendo o primeiro para um sistema “sem” concentração” e o segundo para um sistema “com” concentração. Os testes foram realizados na cidade de Belo Horizonte, (latitude igual a -20°), nos dias 17 e 31 de Julho, estando o céu claro e sem nebulosidade. Para ambos os testes o angulo de inclinação dos sistemas foi mantido igual a 20° e o azimute igual a 180° em relação ao sul. O sistema “sem” concentração apresentou uniformidade da radiação solar incidente na superfície absorvedora e também das temperaturas medidas em diferentes pontos representativos dessa superfície. Por outro lado, o sistema “com” concentração apresentou não uniformidade da radiação solar incidente na superfície absorvedora e das temperaturas medidas na mesma. Os efeitos de extremidade foram responsáveis pela não uniformidade causando redução da radiação incidente nas regiões laterais do painel na parte da manhã e da tarde. O sistema “com” concentração solar gerou no horário de pico 55% mais energia elétrica do que o sistema “sem” concentração, entretanto, a sua eficiência elétrica media diária foi 2% maior (i.e., aumentou de 3,6% para 5,6%).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samantha Teixeira Marques, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestrado em Engenharia de Energia - Departamento de Engenharia Mecânica

José Henrique Martins Neto, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Mestrado em Engenharia de Energia - Departamento de Engenharia Mecânica

Referências

Alonso, M., V alera, P., 2003. Estimación de laProducción Eléctrica de la Central Fotovoltaica de 1,2 MWpcon Doble

Concentración (Tipo V) y Seguimiento al Sol en Dos Ejes Sevilla PV, Relatório.

Duffie, J. A. ; W. A. Beckman, 2006. Solar engineering of thermal processes, 3ª edição, 928 p.

Fraidenraich, N., 1994. Estudo Teórico-Experimental de um Sistema Fotovoltaico Acoplado a Concentradores Tipo V, Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS, Brasil, 279 p.

Fraidenraich, N., 1998. Design Procedure of V-Through cavities for Photovoltaic Systems. Progress in Photovoltaic; Reseacrh and Applications, Vol. 6, pp. 43-54.

Hollands, K. G. T., 1971. A concentrator for thin-film.Solar Energy, VoL 13, pp. 149-163.

Downloads

Publicado

2014-04-13

Edição

Seção

Anais