REDE SOLARIMÉTRICA DA COMPANHIA HIDRO ELÉTRICA DO SÃO FRANCISCO - CHESF
DOI:
https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2221Palavras-chave:
Estação Solarimétrica, ESOL, Irradiação SolarResumo
A Chesf, dentro do seu plano estratégico de implantar novas tecnologias para geração de energia elétrica, tem a energia solar como uma alternativa, desta forma, iniciou um empreendimento de instalação de 15 estações solarimétricas em todos os estados do Nordeste, exceto Maranhão. Este trabalho relata o procedimento e critérios para instalações destas estações. Destas, cerca de dez já fazem as medições e transmissão de dados para serem avaliados pela empresa. Estudos iniciais indicam um fator de capacidade de até 21% na região para tecnologia fotovoltaica, acima dos fatores que geralmente as usinas apresentam, em torno de 18%. Outro aspecto a ser estudado é descobrir qual a melhor tecnologia de geração solar que se ajusta na região. O protótipo a ser simulado inicialmente são parques com potência de até 30 MW. O investimento também será comentado, pois será na ordem de R$ 3,6 milhões.
Downloads
Referências
Alencar, C. A., 2009. O Mercado Solar Térmico Térmico - P&D Como Fator de Expansão, Reunião Setorial de Energia
Solar Térmica, 17-18 de março de 2009, Belo Horizonte, MG, PUC-Minas, MCT.
Escobedo, J. F.. Faculdade de Ciências Agronômicas de Botucatu, Departamento de Ciências Ambientais, Botucatu,
São Paulo..
ESRI - Environmental Science Research Institute, Inc. 1999. ArcView 3.2 software.
INMET- Instituto Nacional de Meteorologia. Disponivel em http://www.inmet.gov.br.
SONDA_- Sistema de Organização Nacional de Dados Ambientais, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Disponível em http://sonda.cptec.inpe.br. Acesso em 29 de julho de 2010.
Tiba, C. , Souza, J. L. e Melo, R.O. , 2010. Rede Solarimétrica do Estado de Alagoas, III Congresso Brasileiro de Energia Solar, 2010.