FONTES DE ENERGIAS RENOVÁVEIS

LEVANTAMENTO DO RECURSO SOLAR NA REGIÃO DE SANTARÉM - PA

Autores

  • Polari Batista Corrêa Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, Programa de Clima e Ambiente
  • Silvia Cristina de Pádua Andrade Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.59627/cbens.2014.2229

Palavras-chave:

Solarimetria, Recurso Solar, Irradiação Solar Global, Energia Solar, Energia Renovável

Resumo

O uso global das fontes de energias é cerca de 86% de fontes não renováveis. Porém o uso deste tipo de fonte de energia vem causando danos desastrosos ao meio ambiente, como por exemplo, o lançamento de gases de efeito estufa na atmosfera. Neste contexto, revela-se a necessidade de realizar estudos minuciosos para incentivar a utilização de energias renováveis em maior escala. No Brasil, a matriz energética é diversificada e baseada, na sua maior parte, em energias renováveis e cada região de seu território apresenta maior potencialidade para produzir energia renovável de fontes apropriadas. É o caso da energia solar na Amazônia, onde a incidência de radiação é abundante e praticamente constante durante todo o ano. Em vista disso, este trabalho realizou um estudo de caso sobre a energia solar na região de Santarém/PA, com dados de irradiação solar global (Rg) coletados pelo Programa LBA, em cinco localidades da região entre os anos de 1998 e 2006. Os resultados encontrados, de (567 ± 53).10MJ/m²ano e 18,3MJ/m²dia, estão de acordo com aqueles citados na literatura e possibilitam, afirmações categóricas sobre a quantidade de energia solar disponível, por unidade de tempo, para melhor gestão de políticas energéticas para a região, além de facilitar estudos posteriores na área de conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Cristina de Pádua Andrade, Universidade Federal de Campina Grande

Departamento de Meteorologia

Referências

ANEEL – AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA. Disponível em: < http://www.aneel.gov.br >, acesso em 10/06/10 – às 8h36min.

Atlas de Energia Elétrica do Brasil, 2005. Agência Nacional de Energia Elétrica. 2 ed. – Brasília: ANEEL. Disponível em: <http://www.aneel.gov.br/arquivos/PDF/livro_atlas.pdf >, acesso em: 09/07/10 - às 09h09min.

ELETRONORTE - CENTRAIS ELÉTRICAS DO NORTE DO BRASIL S/A. Disponível em: <http://www.eln.gov.br/opencms/opencms/>, acesso em 06/07/10 – às 09h08min.

Goldemberg, J.; Villanueva, L. D. Energia, Meio Ambiente e Desenvolvimento. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2003.

IBGE - INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Disponível em: http://www.ibge.gov.br, acesso em 29/04/10 – às 09h15min.

IEA – INTERNATIONAL ENERGY AGENCY. Disponível em: <http://www.iea.org>, acesso em 10/06/10 - 08h26min.

LBA – PROGRAMA DE GRANDE ESCALA DA BIOSFERA-ATMOSFERA NA AMAZÔNIA. Disponível em: <http://lba.inpa.gov.br/lba/>, acessado em 10/06/10 - 08h25min.

MD - MINISTÉRIO DA DEFESA. Disponível em: < http://www.eb.mil.br/ministerio-da-defesa>, acesso em 10/06/10 - 08h20min.

Downloads

Publicado

2014-04-13

Edição

Seção

Anais